Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Agosto de 2020 | 09h57 - Actualizado em 04 Agosto de 2020 | 11h32

Vila do Mpala sem energia eléctrica há oito meses

Mbanza Kongo - A sede comunal do Mpala, situada a 57 quilómetros da vila do Nóqui, província do Zaire, está privada do fornecimento de energia eléctrica há oito meses, por falta de combustível.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

GRUPO GERADOR

Foto: JILMAR ENOQUE

Em declarações esta segunda-feira à ANGOP, o administrador comunal do Mpala, Valentim Mavambo, explicou que, com a ligação das sedes municipais da província à rede nacional de electricidade, as comunas deixaram de receber combustível para alimentar os grupos geradores, situação que tem criado sérios constrangimentos às administrações comunais.

Para minimizar a situação, disse, a administração comunal adquiriu pequenos geradores  que funcionam à base de gasolina, com vista a atender áreas consideradas sensíveis, com maior realce para o centro de saúde local.

“Esses pequenos geradores só funcionam quando há uma situação de emergência no hospital, por escassez de gasolina na localidade”, explicou o administrador.

Fez saber que uma equipa de técnicos do Ministério da Energia e Águas esteve em Junho último na comuna do Mpala onde procedeu ao estudo de viabilidade do solo (espaço) para a construção de uma subestação eléctrica, no quadro do programa de electrificação das zonas rurais do país.

A comuna do Mpala tem uma população estimada em oito mil e 80 habitantes distribuídos em dez aldeias.

As sedes municipais da província do Zaire, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Nóqui, Nzeto, Tomboco e Cuimba já beneficiam de energia da rede nacional produzida por centrais hidroeléctricos do país, um processo iniciado em 2017 e concluído em Setembro de 2019.

Assuntos Energia   Província » Zaire  

Leia também
  • 01/08/2020 16:28:10

    Alfabetizadores clamam pelo pagamento dos subsídios

    Mbanza Kongo - O gabinete provincial da Educação no Zaire aguarda pela alocação de verbas para liquidar a dívida de 90 milhões e 900 mil kwanzas aos alfabetizadores que trabalharam de 2016 a 2019 em diversas localidades da região.

  • 01/08/2020 11:35:19

    Covid-19: Violação das regras "virou moda"

    Luanda - A inobservância das medidas preventivas contra o novo coronavírus (Covid-19) por parte de cidadãos continua no país, apesar das punições que têm sido tomadas à luz do Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública.

  • 30/07/2020 18:46:06

    Covid-19: Recolhidos 57 indivíduos por desobediência no Soyo

    Mbanza Kongo - A Polícia Nacional no município do Soyo, província do Zaire, recolheu, esta quinta-feira, 57 cidadãos nacionais, por incumprimento das medidas de prevenção contra à Covid-19.