Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Agosto de 2020 | 11h05 - Actualizado em 11 Agosto de 2020 | 11h05

Centro Zulianello forma adolescentes sobre empreendedorismo

Mbanza Kongo - Vinte e três adolescentes do centro de acolhimento Frei Giorgio Zulianello, em Mbanza Kongo, província do Zaire, concluíram, esta terça-feira, um curso básico intensivo sobre empreendedorismo, promovido pela Liga de Jovens Empreendedores de Angola (LJEA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Durante um 30 dias, os participantes, 13 dos quais do sexo feminino, foram dotados de conhecimentos relacionados com  pastelaria, decoração, maquilhagem, culinária, entre outros conteúdos que os possibilitará, numa primeira fase, criar pequenos negócios.

Em declarações à ANGOP, a coordenadora adjunta da AJEA, Sonilcia Sebastião Manuel, explicou que, entre os propósitos, o curso visou potenciar os adolescentes de conhecimentos sobre o emprendedorismo.

Entre os beneficiários estão cinco que deixaram de viver no centro  de acolhimento por completarem 18 anos de idade.

“Tem sido preocupação nossa formar os adolescentes que esperam deixar o centro, por atingirem a idade adulta, e ajudá-los para a sua reinserção na sociedade”, referiu.

A directora adjunta do referido centro, Antónia Leôncio, disse que, actualmente, o centro controla 90 crianças (27 meninas) com idades compreendidas entre dois meses a 18 anos.

Informou que, para além de garantir a protecção social, o Centro Giorgio Zulianello proporciona também a possibilidade de formação académica em escolas estatais, ao passo que os adolescentes, a partir dos 15 anos de idade, são engajados em cursos de artes e ofícios oferecidos pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

Nove funcionários, dos quais uma educadora social e uma pedagoga prestam serviço nesta instituição localizada na zona do Nfumu e titulada pelo Governo Provincial, por intermédio do Gabinete de Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

A Igreja Católica, através dos padres capuchinhos e das irmãs missionárias, comparticipa na gestão do centro que existe desde 2003.

Leia também
  • 11/08/2020 09:56:15

    Governador do Zaire promete responsabilizar empresas

    Mbanza Kongo - O governador provincial do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, prometeu, nesta segunda-feira, no Tomboco, responsabilizar as empresas de construção civil em caso de atraso nos prazos contratuais das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 08/08/2020 15:57:58

    Polícia detém enfermeiros acusados de homicídio

    Mbanza Kongo - Dois enfermeiros acusados de terem provocado a morte de uma cidadã no município do Soyo, província do Zaire, foram detidos sexta-feira pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

  • 08/08/2020 14:30:22

    Covid-19: MPLA lança campanha de sensibilização

    Mbanza Kongo - Uma campanha de sensibilização denominada "A sua saúde é a minha, acima de tudo" foi lançada este sábado na localidade do Sumpi, município de Mbanza Kongo, pelo Comité Provincial do Zaire do MPLA, no âmbito das medidas de prevenção contra a Covid-19.