Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Agosto de 2020 | 19h43 - Actualizado em 14 Agosto de 2020 | 19h43

Chicala-Cholohanga atrasa-se na execução do PIIM

Chicala-Cholohanga - Com 32 projectos, 17 dos quais remetidos à Direcção Nacional de Investimentos Públicos do Ministério das Finanças, o município do Chicala-Cholohanga, é o que mais regista, entre os 11 da província do Huambo, atrasos na execução do PIIM, lançado em 2019.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi prestada hoje, sexta-feira, pelo administrador local, Paulo Moma Condombongue, à margem da visita de trabalho da governadora Lotti Nolika, que reservou este dia para constatar “in loco” a situação económico-social da municipalidade.

Disse que o atraso na implementação das acções do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) deve-se a indisponibilidade financeira, apesar de ser um dos primeiros a remeter os projectos à Direcção Nacional de Investimentos Públicos, através da Delegação Local de Finanças.

Entretanto, o gestor municipal tranquilizou a população, assegurando que as mesmas podem começar a ser executadas no final deste mês, com objectivo de melhorar, no curto prazo, o bem-estar das famílias.

De acordo com Paulo Moma Condombongue, constam entre as acções a construção da residência do administrador da comuna do Samboto, o restauro do parque infantil na sede municipal, o requalificado de dez campos de futebol, escolas e de unidades sanitárias de todas as comunas.

Lançado em Agosto de 2019, pelo Presidente da República, João Lourenço, o PIIM congrega necessidades e iniciativas dos municípios, ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população.

Privilegia, no plano operacional e a curto-prazo, um conjunto de iniciativas viradas para a implementação das políticas plasmadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022), articulado com o Plano Nacional Estratégico da Administração do Território (PLANEAT 2015-2025).

Paralelamente, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, decorrem a bom ritmo os trabalhos de terraplenagem do troço rodoviário que liga as vila municipal às comunas do Sambo e Samboto, num percurso de 97 quilómetros, 28 dos quais já concluídos, no âmbito da melhoria da malha rodoviária para tornar o trânsito mais fluido e seguro.

Neste capítulo, a governadora Lotti Nolika mostrou-se preocupada como o estado das duas pontes sobre o rio Cunene, que liga a sede às comunas do Sambo e Samboto, tendo salientado que, apesar de a reabilitação estar fora da capacidade do Governo da província, vai procurar criar alternativas para garantir a segurança da população.

O município da Chicala-Cholohanga, um dos 11 da província do Huambo, possui uma extensão territorial de 4.380 quilómetros quadrados e uma população estimada em 114 mil e 594 habitantes, que faz da agricultura familiar e da criação de animais de médio e pequeno porte a sua principal fonte de sustento.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 14/08/2020 19:20:35

    Apreendidos 973 sacos de farinha de trigo em mau estado de conservação

    Huambo - Novecentos e 73 sacos de farinha de trigo da marca “Brast” foram apreendidos, esta semana, na província do Huambo, pela Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal (SIC), soube esta sexta-feira a ANGOP de fonte institucional.

  • 14/08/2020 17:35:45

    Jovem espancada até à morte pelo namorado

    Huambo - A cidadã Anita Locaya Jamba Nguenzo, de 26 anos de idade, foi morta quinta-feira última, pelo namorado, no interior de uma residência na rua do Comércio, arredores da cidade do Huambo, por questões passionais.

  • 14/08/2020 13:26:08

    Sucesso do REMPE depende da colaboração dos empresários

    Huambo - Os empresários da província do Huambo, Planalto Central de Angola, foram hoje, sexta-feira, chamados a colaborar no processo de Recenseamento de Empresas e seus Estabelecimentos (REMPE 2019), através da prestação de dados credíveis, em prol do sucesso deste.