Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Agosto de 2020 | 09h23 - Actualizado em 11 Agosto de 2020 | 09h23

Obras do PIIM geram 305 postos de trabalho na Humpata

Humpata - Trezentos e cinco jovens do município da Humpata, na província da Huíla, ganharam empregos temporários, no âmbito da execução de 12 projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios ( PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Jovens ganham emprego em obras

Foto: Morais Silva

De acordo com dados do censo da população de 2014, na Humpata a taxa de emprego é de 39,3% e a desemprego é 17,1%, pelo que as obras do PIIM são vistas como uma soberana oportunidade para os jovens ocuparem-se.

Segundo os dados,  de um total mil milhões e 117 milhões de Kwanzas disponibilizados pelo Governo Angolano, 550 milhões já foram gastos na execução destas obras do município da Humpata.

Para  Notingo João, de 27 anos, um dos beneficiários,  com a renda que obtém de 35 mil Kwanzas/mês está a comprar animais de pequeno porte para sustentar-se mais tarde, já que tem noção de temporalidade do ofício.

Marcos Tyipa, jovem de 23 anos, saudou a disponibilidade financeira para o PIIM, pois, para além de aumentar o número de infra-estruturas no município, está a garantir emprego a muito cidadãos, mesmo que temporários.

Segundo a administradora municipal, Rita Soma Miranda, um dos projectos que mais empregos garantiu aos jovens, já concluído, é o hospital municipal, com 120 camas.

Embora as empresas contratadas têm a sua mão-de-obra fixa, precisou a fonte, acabam sempre contratando habitantes locais como trabalhadores não qualificados.

Para além da unidade hospitalar, o PIIM financia também a construção de uma sub-estação eléctrica para reforçar o fornecimento de energia às populações do município, quatro escolas, sendo duas de sete e igual número de 12 salas de aula, respectivamente.

Contempla, igualmente,  terraplanagem, numa extensão de 42 quilómetros, da sede municipal a comuna do Alto Bimbe, da sede a Barragem das Neves e Bata-Bata ao Caholo, para além da asfaltagem de cinco quilómetros na vila, a construção de um CIC-CEC e um centro de saúde na localidade das Neves.

Lançado em 27 de Junho de 2019, pelo Presidente da República, João Lourenço, o PIIM congrega necessidades e iniciativas dos municípios, ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população.

Privilegia, no plano operacional e a curto-prazo, um conjunto de iniciativas viradas para a implementação das políticas plasmadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022), articulado com o Plano Nacional Estratégico da Administração do Território (PLANEAT 2015-2025).

De acordo com Instituto Nacional de Estatística (INE), o mercado de trabalho congrega na província 969.678 pessoas, num universo de um milhão, 213 mil e 107 cidadãos economicamente activos.

Assuntos Emprego   Província » Huíla  

Leia também
  • 10/08/2020 17:46:00

    PIIM chega ao Hossi com primeira escola de construção definitiva

    Matala - Uma escola de sete salas de aula para o ensino primário está ser construída no sector do Hossi, na comuna do Micosse, município da Matala, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), sendo a primeira na aldeia com seis mil 800 habitantes.

  • 09/08/2020 15:24:31

    Huíla: Mais de 800 doentes com tuberculose abandonam tratamento

    Lubango - Oitocentos e 30 pacientes com tuberculose, de um total de 2.637 casos diagnosticados como positivos durante o primeiro semestre do corrente ano, abandonaram o tratamento em unidades sanitárias públicas na província da Huíla.

  • 08/08/2020 11:58:29

    PN prende suspeito de violar filha na Matala

    Lubango - Um cidadão de 36 anos de idade está a ser acusado de violar sexualmente a sua filha de 15 no município da Matala, província da Huíla.