Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Agosto de 2020 | 16h20 - Actualizado em 24 Agosto de 2020 | 16h20

Covid-19: Mais de 100 cidadãos regressam ao país via Luau

Luau - Cento e 40 cidadãos nacionais que se encontravam retidos na República Democrática do Congo (RDC), por força da Covid-19, regressaram no fim-de-semana, através do município fronteiriço do Luau, província do Moxico.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O primeiro grupo de 82 compatriotas regressou ao país, sábado, a bordo de um autocarro fretado pela administração municipal do Luau, enquanto o último contingente de 52 retornados desembarcou domingo.

Antes de embarque na vila de Dilolo (RDC), os repatriados testaram contra a Covid-19, sendo o mesmo processo de rastreio e controlo de documentação realizado após a chegada no posto fronteiriço do Luau (Angola).          

No Luau, antes de seguirem para o centro sanitário, onde durante 14 dias vão cumprir a quarentena institucional, os recém chegados manifestaram o sentimento de satisfação por terem regressado ao país.

“Estamos satisfeitos com o exercício feito pelas autoridades angolanas e congolesas, que permitiu o regresso ao país”, agradeceram os repatriados.

Na ocasião, a administradora municipal do Luau, Filomena Aires, apelou os cidadãos repatriados a cumprir as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias angolanas.

Do referido número, 46 pessoas são da província da Lunda Sul, quatro da Lunda Norte, uma do Lobito (Benguela) e igual número de Luanda.

Os cidadãos repatriados encontravam - se na RDC em vista familiar, tratamento médico, negócios, entre outras necessidades.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 20/08/2020 15:18:52

    Covid-19: Jovens sensibilizam citadinos no Moxico

    Luena - Trezentos e 12 membros da Comissão Municipal da Juventude (CMJ) do município sede (Moxico) participam desde hoje, quinta-feira, na cidade do Luena, numa campanha de sensibilização da população local sobre a importância do uso dos meios de biossegurança para o combate da Covid - 19.

  • 19/08/2020 18:19:31

    Covid-19: Luau cria condições para repatriar angolanos

    Luena - As autoridades administrativas do município fronteiriço do Luau, na província do Moxico (Leste de Angola), estão a criar condições para repatriar, no próximo sábado, os cidadãos angolanos retidos, há mais de cinco meses, no Dilolo, República Democrática do Congo (RDC), devido à Covid-19.

  • 17/08/2020 18:00:30

    Moxico: Académicos defendem união de bairros isolados

    Luena - Os docentes universitários da província do Moxico defenderam hoje, segunda-feira, no Luena, a união dos bairros distanciados, para facilitar o executivo a implementar os serviços de saúde, educação, construção de sistemas de água potável e das estradas.