Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Setembro de 2020 | 18h55 - Actualizado em 17 Setembro de 2020 | 18h54

Comunidade de Nguengue beneficia de nova estação de água

Luanda - A comunidade do bairro Nguengue, na Comuna de Calumbo, beneficiou, nesta quinta-feira, de nova estação de tratamento de água à comunidade, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O equipamento, cuja edificação está avaliado em aproximadamente 14 milhões de Kwanzas, foi entregue pelo Administrador Fernando Eduardo Manuel às autoridades tradicionais daquela localidade.

A implementação do referido projecto, iniciado em Dezembro de 2019, teve a duração de sete meses contra os 60 dias inicialmente previsto.

O equipamento inclui uma captação nova equipada, com uma bomba submersível, com capacidade de mil litros por hora, um gerador diesel de 10 kva, uma central de tratamento com capacidade para 20 mil litros dia.

Conta, igualmente, com uma linha de fornecimento de energia eléctrica trifásica para alimentar o sistema de captação de água e iluminação do perímetro.

De acordo com o director municipal de Energia e Águas, José António, a demora da conclusão deveu-se a razões de vária ordem face ao impacto negativo da pandemia da Covid-19.

Conforme o responsável, a administração procedeu ao estudo de lançamento de um projecto de reabilitação do pequeno sistema de potabilização  e fornecimento de água, que já existia na comunidade desde 2008.

A entrega do equipamento, de acordo com o administrador municipal, Fernando Eduardo Manuel, é o cumprimento de uma promessa feita às autoridades locais aos moradores do referido bairro.

O gestor pediu maior proteção do equipamento, tendo em conta que devolve a alegria às populações que percorriam longas distâncias até ao rio Luei, afluente do rio Kwanza, na busca do líquido.

O Bairro Nguengue estimado em 800 habitantes conta com uma escola primária e um posto médico.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 17/09/2020 10:37:55

    Administração de Viana lança projecto "Café das ideias"

    Luanda - A Administração de Viana lançou nessa quarta-feira um projecto denominado ?Café das ideias?, que visa o diálogo permanente com os munícipes.

  • 16/09/2020 18:23:39

    Luanda altera regras de remoção de viaturas

    Luanda - A Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL) divulgou, esta quarta-feira, novas regras para a remoção de veículos, por transgressão administrativa, na via pública.

  • 16/09/2020 18:13:48

    Detidos suspeitos de cumplicidade da morte de um cidadão

    Luanda - Dois homens acusados de cumplicidade na morte de um cidadão de 48 anos, com disparo de arma de fogo, a 22 de Agosto ultimo, em Luanda, foram, na terça-feira, detidos pela Polícia Nacional e Serviço de Investigação Criminal (SIC).