Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Setembro de 2020 | 18h25 - Actualizado em 16 Setembro de 2020 | 18h25

Covid-19: DW investe USD 150 mil em projecto de prevenção

Huambo - A Organização Não-governamental Development Workshop (DW) vai investir cerca de 150 mil dólares norte-americanos ( 110 milhões e 130 mil kwanzas) na implementação do projecto “Covid-19”, para prevenção comunitária no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ilustração da COVID-19

Foto: Divulgação

A informação foi avançada hoje, quarta-feira, pelo coordenador do projecto Água e Saneamento desta Ong na província do Huambo, Hernâni Carlos Cachota, durante o lançamento oficial do mesmo, que conta com financiamento do Governo canadiano.

Hernâni Carlos Cachota informou que o referido projecto, em curso desde o passado mês de Agosto, vai contemplar diversas localidades do município do Huambo, no planalto central de Angola, e da municipalidade do Cacuaco, província de Luanda (capital do país).

Explicou que para o município do Huambo, com abrangências nas três comunas (Calima, Chipipa e Sede) prevê-se a reparação de 10 pontos de água de bomba manual e a implementação do modelo de gestão comunitária a outros 50 pontos, igual número previsto para o Cacuaco (Luanda), num total de 100, com a formação de 200 zeladores.

Estes zeladores, segundo Hernâni Carlos Cachota, dos quais 70 mulheres, terão a responsabilidade de garantir a conservação e manutenção das infraestruturas nas comunidades, devendo beneficiar cinco mil e 600 famílias, num universo de 34 mil pessoas, 50 por cento das quais mulheres.

Disse que o projecto deverá igualmente beneficiar cinco mil famílias, num total de 30 mil pessoas, com a reabilitação de 10 pontos de águas nas três comunas do município do Huambo, com objectivo de garantir a prevenção comunitária da covid-19 de forma eficiente e, ao mesmo tempo, melhorar o abastecimento de água potavel nas comunidades com envolvimento dos parceiros em todas as etapas.

Por sua vez, o director do  nacional do projecto de Água e Saneamento da DW, Kupy Baptista, disse estarem a decorrer há três meses as obras de reabilitação de 30 pontos de águas em várias localidades nos municípios de Cahama, Cuvelai e Cuanhama, na província do Cunene.


Adiantou que a acção que está a ser desenvolvida em parceria com a empresa de Águas e Saneamento do Cunene, no quadro do contrato de três anos assinados com o Instituto Camões, no âmbito do programa “Frezão”, com o financiamento da União Europeia, num valor acima de um milhão de euros.

Outro projecto, acrescentou o responsável, está relacionado com a construção, em parceria com administração local, de um pequeno sistema de abastecimento de água, na localidade de Catoca, no município da Quibala, província do Cuanza Sul, com um orçamento de dez milhões de Kwanzas, para beneficiar 690 habitantes.

  

Já o gestor da DW na província do Huambo, Amílcar Salumbo, referiu que com estas acções, a organização que dirige pretende contribuir no alcance dos objectivos preconizados pelo Governo angolano, na prevenção e defesa da população contra pandemia da Covid-19, além de apoiar a concretização dos desafios de promoção do desenvolvimento das comunidades.

Esta organização não-governamental de origem canadiana está representada nas províncias do Cunene, Cuanza Sul, Huambo, Huíla e Luanda, onde realiza acções de reabilitação de sistemas abastecimento de água, abertura de furos de água a manivelas e construção de chafarizes, além de projectos ligados à água e saneamento geridos pela comunidade.

Leia também
  • 15/09/2020 20:22:19

    Execução do PIIM em Mbanza Kongo com nível satisfatório

    Mbanza Kongo - A execução física de duas escolas de sete e 12 salas de aula no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, ronda os 40 e 85 por cento, respectivamente, passados cerca de quatro meses desde o lançamento desses projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 15/09/2020 20:07:49

    Covid-19: MPLA no Cuito Cuanavale quer militantes exemplares

    Menongue - O uso obrigatório das máscaras faciais, cumprimento do distanciamento físico, lavagem constante das mãos com água e sabão pelos militantes do MPLA no Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, foi reiterado hoje, terça-feira, pelo 1º secretário municipal do partido, José Martins, no âmbito da prevenção e combate à Covid-19.

  • 15/09/2020 19:47:06

    Covid-19: Moradores de zonas sob cerca clamam por atenção

    Huambo - Os moradores das zonas dos bairros da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), Canhe e Benfica, arredores da cidade do Huambo, sob cerca sanitária, em função dos nove casos positivos de Covid-19 diagnosticados na província do Huambo, solicitaram à comissão multissectorial provincial de combate e prevenção à doença maior atenção na garantia do seu bem-estar social.