Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Setembro de 2020 | 10h51 - Actualizado em 24 Setembro de 2020 | 10h49

Crianças lideram lista de vítimas de acidentes com minas

Lubango - Das 76 vítimas de engenhos explosivos não detonados verificados em 2019 na província da Huíla, 49 são crianças menores de 15 anos, 20 delas morreram e outras ficaram mutiladas, observando uma média de 60 acidentes/ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

zona de remoção de minas

Foto: kinda kyungu

Os dados foram revelados, nesta quinta-feira, no Lubango, pelo Instituto Nacional de Desminagem, na abertura de uma formação destinada à activistas de Educação e Prevenção do Risco de Minas.

Dados do INAD indicam que de 2007 a 2017, 14 milhões, 136 mil e 478 metros quadrados de terra (727 quilómetros quadrados) foram limpos de minas na província.

A capital Lubango é o foco nessa altura, onde desde Julho último foram desactivadas cem minas anti - pessoal nas localidades da Nompaca e Tundavala.

Este ano, nas citadas áreas, foram verificados dois incidentes com explosivos não detonados, envolvendo crianças, concretamente no bairro do Nambambe e na comuna da Arimba.

Os municípios da Cacula, Jamba e Matala têm igualmente se revelado zonas com maior perigo de acidentes com minas, onde actualmente decorrem igualmente trabalhos de reverificação.

Segundo o chefe Interino do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) na província, Fernando Catiavala, o instituto desenvolve actualmente trabalhos de reverificação.

Referiu que a formação de dois dias vai ajudar os formandos a disseminarem a informação nas comunidades sobre as melhores formas de prevenção.

Leia também
  • 24/09/2020 12:44:52

    Queda de muro de quintal causa morte de adolescente em Ndalatando

    Ndalatando - Uma menor de 12 anos morreu, nesta quinta-feira, em Ndalatando, após ser soterrada pela parede da vedação do quintal da residência onde habitava.

  • 23/09/2020 16:32:14

    Covid-19: Polícia Nacional reforça campanha de sensibilização

    Saurimo - Os moto-taxistas do município de Saurimo, província da Lunda Sul, foram informados hoje, quarta-feira, sobre as medidas de prevenção da pandemia da Covid-19, durante uma campanha de sensibilização, promovida pelo Comando Provincial da Polícia Nacional na circunscrição.

  • 23/09/2020 15:22:03

    Covid-19: Jovens sensibilizam a comunidade

    Cuito - Cem jovens afectos ao Instituto Angolano da Juventude no Bié iniciaram hoje (quarta-feira), no Cuito, uma campanha de sensibilização à comunidade local sobre as formas de combate e prevenção da Covid-19, face a evolução da doença no país.