Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

25 Setembro de 2020 | 15h24 - Actualizado em 25 Setembro de 2020 | 15h24

Especialistas realçam incentivo à produção e transformação do inhame

Huambo - Especialistas em agronomia e nutrição na província do Huambo realçaram hoje, sexta-feira, na região, a necessidade da adoptção de políticas de incentivo à produção da cultura do inhane (assipi), bem como a sua transformação em produtos manufaturados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Nas suas abordagens durante o workshop sobre o “Valor nutricional do Inhame na dieta alimentar e o seu papel no sistema imunológico”, promovido pelo Instituto Superior Politécnico da Universidade José Eduardo dos Santos, lamentam o facto de ainda serem insignificantes os níveis de produção deste, na província em particular, apesar das suas potencialidades alimentares.

Segundo os académicos, pelos nutrientes positivos que dispõe para a saúde humana, deve-se ser alinhado nas acções concretas do programa do Governo angolano, baseado na promoção da produção local, diversificação das exportações e substituição das importações (PRODESI).

Para o agrónomo Hilário Salupula, que abordou o tema "A produção e a transformação do inhame", referiu que os indicadores actuais de cultivo e transformação do produto estão muito aquém do desejado.

Sem divulgar dados estatísticos, informou que o produto é apenas cultivado a nível da agricultura familiar e transformado numa micro escala, consubstanciada em cozinhas domésticas.

Hilário Salupula fez saber que, do inhame, podem derivar vários produtos indispensáveis para diversificação alimentar, tais como sumos, maionese, leite, farinha para a confecção do pão, além do fabrico de farmacêuticos e outras bebidas energéticas.

Por esta razão, referiu que o incentivo à sua produção, enquadrado nos produtos amiláceos, dentro dos tubérculos (mandioca, batata doce e rena), constitui uma necessidade, visando ainda as estratégias de combate à pobreza.

Já o mestre em nutrição, Lote Manuel Miguel, que dissertava o tema “As propriedades nutricionais do Inhame e o seu papel no sistema imunológico”, disse tratar-se do quarto tubérculo mais produzido a nível do mundo.

Entretanto, referiu que a nível do país, os dados são contrários, por falta de estudos sobre o seu valor nutricional, o que tem contribuído na sua fraca produção e consumo.

Assim sendo, defendeu a necessidade de se desenvolver estudos científicos que possam promover e divulgar os reais benefícios do produto no organismo humano, visto que possui nutrientes (carbo-hidrato, proteínas, lépidos e vitaminas e minerais) indispensáveis para o funcionamento do corpo humano.

Lote Manuel Miguel lembrou que trata-se de um alimento bastante importante para a recuperação e reforço do sistema imunológico, por ser rico em vítima C e saponina, responsável em estimular as células vitais.

Em breves declarações, a vice-reitora para os Assuntos Científicos e Pós-graduação da Universidade José Eduardo dos Santos, Virgínia Quartin, disse que a instituição vai continuar a desenvolver eventos de género, abordando temas diferenciados, nas suas unidades orgânicas, com o objectivo de promover a investigação científica.

No final do workshop, foram expostos e consumidos produtos transformadas a base do inhame, entre sumos, leite, chips, maionese e mousse.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 25/09/2020 15:14:09

    Responsável defende maior aposta no turismo rural

    Caála - O chefe de departamento da Acção Cultural na província do Huambo, Pascoal Pedro Nhanga, defendeu hoje, sexta-feira, a necessidade de haver uma maior aposta no turismo rural, com vista a diversificação da economia e redução das assimetrias regionais.

  • 25/09/2020 14:23:02

    Lares de crianças desfavorecidas recebem doação de bens

    Huambo - Bens diversos de primeira necessidade e máscaras de protecção facial, no quadro das medidas de prevenção e combate à covid-19, foram doados hoje, sexta-feira, a oito lares e centros de acolhimento de crianças desfavorecidas, sedados na cidade do Huambo.

  • 24/09/2020 19:56:57

    Autoridades incentivam empreendedorismo nas comunidades

    Huambo - A administração municipal do Cachiungo procedeu hoje, quinta-feira, a distribuição de kits profissionais nas aldeias de Cavincha e Chissumba, ombala de Tchikengue, no âmbito do Programa Intervenção de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), com o objectivo de incentivar o empreendedorismo nas comunidades.