Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Setembro de 2020 | 18h42 - Actualizado em 24 Setembro de 2020 | 20h17

Governadora quer maior fiscalização dos projectos do PIIM

Cahama - A governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, exigiu, nesta quinta-feira, o reforço da fiscalização dos projectos em construção no município da Cahama, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Obras do PIIM na Cahama

Foto: José Cachiva

O município da Cahama conta com oito projectos, entre escolas do ensino primário de 12 a sete salas de aulas, postos de saúde, residências para professores e enfermeiros, loja de registos, orçados em 790 milhões de kwanzas, que registam uma execução física na ordem dos 34 por cento.

A nível da província do Cunene, o PIIM contempla 97 projectos, consubstanciados na construção de escolas, unidades sanitárias, vias estruturantes, a melhoria do saneamento básico, entre outros, avaliados em 21 mil milhões, 993 milhões e 591 mil kwanzas.

Ao falar no final da visita de avaliação do grau de execução dos projectos do PIIM na Cahama, Gerdina Didalelwa disse ter ficado satisfeita por ver cumpridas as normas técnicas, facto que eleva a qualidade das obras, embora registarem pequenos atrasos na sua execução física.

“Em função deste atraso orientamos a administradora municipal para acompanhar de perto as obras em curso, no sentido dos empreiteiros aumentarem o nível de execução física e a qualidade das obras”, explicou.

Sem avançar o valor recebido, Gerdina Didalelwa referiu que já foram disponibilizados mais recursos financeiros para que a execução física das obras conheça uma aceleração aceitável e cumprimento dos prazos contratuais na execução física dos projectos.

Lançado em Agosto de 2019, o PIIM previa, inicialmente, um total de 236 acções, nos sectores da saúde, educação, construção e obras públicas, infra-estruturas administrativas, estradas, energia e águas, segurança e ordem pública, urbanismo e saneamento básico.

Actualmente, conta com 1.302 projectos em execução.

Criado para abranger os 164 municípios do país, tem uma disponibilidade total de USD dois mil milhões, provenientes do Fundo Soberano de Angola.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 17/09/2020 15:48:18

    Covid-19: Governadora reitera reforço das medidas

    Ondjiva - A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, reiterou hoje, quinta-feira, em Ondjiva, o reforço das medidas de segurança contra à Covid-19, por parte dos serviço de Saúde na região, para impedir a propagação do vírus.

  • 16/09/2020 16:16:37

    Governo quer regularização das residências inacabadas

    Ondjiva - O vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas do Cunene, Édio Gentil José, orientou, nesta quarta-feira, a regularização do processo de distribuição e comercialização das residências inacabadas no bairro Caxila III, arredores da cidade de Ondjiva.

  • 10/09/2020 17:22:00

    Acção Social quer melhor gestão do massango nas comunidades

    Ondjiva - A directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cunene, Elizeth Mwamelungi, aconselhou hoje, quinta-feira, em Ondjiva, as famílias da zona rural a melhorarem a forma de gestão do massango, para evitar o risco de fome nos próximos meses.