Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

25 Setembro de 2020 | 16h51 - Actualizado em 25 Setembro de 2020 | 16h50

Responsável sugere adaptação à nova realidade

Cuito - Os jovens devem procurar se adaptar à nova realidade do país, optando na formação técnico profissional, para criarem pequenos negócios que possa garantir o seu auto-sustento, disse hoje, sexta-feira, no Cuito, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Bié , Nelson Quintas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável fez este pronunciamento quando discursava no acto de abertura do Programa de Diálogo Juvenil, que decorreu sob lema “Empregabilidade e Empreendedorismo Juvenil”, tendo reafirmado ser imperiosa essa adaptação em prol do desenvolvimento da província do Bié, em particular, e do país, no geral.

Lembrou que dentre os vários projectos em curso na província do Bié, de forma a criar empregos para jovens, constam os recentes concursos de recrutamento de novos professores e enfermeiros, o Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM), Fundo de Apoio Social (FAS), MOSAP II, Programa de Combate à Pobreza e a cedência de créditos às cooperativas e associações camponesas.

Na província do Bié perto de cinco mil jovens encontraram emprego em diversos projectos executados no âmbito do PIIM, com realce para obras de 50 escolas, 20 unidades sanitárias e a reabilitação e terraplanagem de 800 quilómetros, em nove municípios, assim como 100 quilómetros de estrada nas respectivas sedes.

Já o vice-governador provincial para área Política, Social e Económica do Bié, António Manuel, reafirmou a vontade do Governo em continuar a desenvolver acções que permitam a inserção de mais jovens no sistema de trabalho.

Solicitou igualmente à classe juvenil a cultivar o espírito de denúncia quando se depararem com alguma eventual irregularidade sobretudo no processo de realização dos concursos púbicos, quer na função pública ou outras entidades empregadoras, para  redução destas práticas.

Alguns jovens de diferentes extractos sociais exigiram, nessa sexta-feira, no Cuito, ao governo local e outras identidades empregadoras a pautarem por maior transparência em concursos públicos de ingresso de novos funcionários.

Para Evaristo dos Santos, da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), é importante uma maior transparência na realização dos concursos públicos, de forma a se evitar o nepotismo e corrupção nos referidos processos.

O secretário executivo da Associação Provincial dos Comunicólogos do Bié, José Carlos, apelou às identidades empregadoras a priorizarem os candidatos que se apresentem melhor nos concursos públicos e não pelas eventuais encomendas entre pessoas com certo grau de parentesco ou conhecidas.

Lucas Mendonça, representante da JURA, solicitou do governo local o financiamento de projectos ligados ao desenvolvimento da juventude, bem como potencializar àqueles que têm a iniciativa de empreender, de forma a reduzir o índice de desemprego na província do Bié.

Assuntos Juventude   Província » Bié  

Leia também
  • 24/09/2020 09:38:14

    PN apresenta planos de seguro e apoio social

    Cuito - A Polícia Nacional (PN) apresentou quarta-feira, no Cuito (Bié), aos efectivos na província, um plano de seguro de vida e de apoio social, numa iniciativa do Cofre de Previdência do Pessoal da Polícia Nacional de Angola (CPPPN/PNA).

  • 23/09/2020 15:22:03

    Covid-19: Jovens sensibilizam a comunidade

    Cuito - Cem jovens afectos ao Instituto Angolano da Juventude no Bié iniciaram hoje (quarta-feira), no Cuito, uma campanha de sensibilização à comunidade local sobre as formas de combate e prevenção da Covid-19, face a evolução da doença no país.

  • 21/09/2020 18:12:46

    CFB recupera ramal Cuito-Cuemba

    Cuito - Um dos troços do ramal Cuito-Cuemba (Bié), que estava obstruído na sequência da colisão de duas locomotivas em Camacupa, está totalmente recuperado, e o reinício da circulação do comboio pode ocorrer na terça-feira.