Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Outubro de 2020 | 20h03 - Actualizado em 09 Outubro de 2020 | 20h02

Ministra recomenda especial atenção aos portadores de deficiência

Luena - A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social "MAPTSS", Teresa Dias, recomendou nesta sexta-feira, no Luena, uma especial atenção na inserção de novos portadores de deficiência nos centros de formação profissional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Novo chefe do Serviço Provincial do INEFOP, Cahilo Guerra Mupila

Foto: kinda kyungu

Moxico: Ministra do MAPTSS empossa novos Gestores dos serviços Provinciais do INEFOP

Foto: kinda kyungu

Ao falar durante a cerimónia de empossamento do novo chefe do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) no Moxico, Kahilo Mupila, a governante recomendou a criação, num curto espaço de tempo, de condições técnicas para um plano formativo de cursos para os portadores de deficiência visual.

Advertiu os responsáveis dos centros a se absterem de qualquer cobrança de comparticipação.

A ministra do MAPTSS insistiu que a entrega de uniformes e outros meios de trabalho devem ser de forma gratuita, sob pena de punir os prevaricadores.

De acordo Teresa dias, a recomendação é extensiva à direcção e aos centros de formação profissional, tutelados pelo INEFOP.

A ministra exigiu o empenho dos formadores para aumentar a qualidade e quantidade de formação profissional e o permanente acompanhamento na implementação do plano de acção para a promoção da empregabilidade e conservação do património público.

Para além do chefe dos serviços provincial do INEFOP, tomou igualmente posse a coordenadora pedagógica do Centro “António Agostinho Neto”, Maria da Conceição Domingos.

Actualmente o MATPSS no Moxico controla sete unidades formativas, das quais uma móvel e dois pavilhões de artes e ofícios, onde são formados técnicos nas áreas de culinária, pastelaria, electricidade, alvenaria, contabilidade, serralharia, corte e costura, informática, mecânica auto, entre outras especialidades.

Teresa Dias, que cumpre uma visita de 48 horas nesta província, procedeu ao lançamento do Plano de Acção Para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).

Leia também
  • 09/10/2020 19:37:36

    Restabelecida energia eléctrica no Muconda

    Muconda - Depois de dois meses, o município do Muconda voltou hoje a ter energia eléctrica, superada que está a dificuldade no acesso do combustível para abastecer o grupo gerador com capacidade de 1,2 megawatts.

  • 09/10/2020 17:05:15

    Covid-19: ONG aplica Akz 35 milhões em sistemas de água

    Caála - Trinta e cinco milhões de Kwanzas (Akz) estão a ser aplicados na construção de 13 furos de água potável, para o reforço das medidas de biossegurança em 20 escolas do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário do município da Caála, província do Huambo.

  • 09/10/2020 16:52:12

    Covid-19: Cunene intensifica medidas de prevenção

    Ondjiva - O Gabinete Provincial da Saúde do Cunene continua a intensificar as acções de sensibilização à população no cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19, para travar a propagação do vírus.