Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Outubro de 2020 | 19h10 - Actualizado em 09 Outubro de 2020 | 19h09

Namibe: Saneamento básico passa pela educação ambiental - Governador

Moçâmedes - A melhoria do saneamento básico da capital de Moçâmedes, provincia do Namibe, passa pela criação de um modelo de educação ambiental, dando responsabilidade a todos aqueles que produzem o lixo, bem como na capacidade da sua gestão, segundo o governador Archer Mangueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governador do Namibe, Archer Mangueira, na conferência de imprensa com os jornalistas

Foto: Narciso Pedro

Falando hoje em conferência de imprensa no âmbito de um ano da sua governação ao Namibe, Archer Mangueira diz que a este modelo deve acompanhar o desenvolvimento da província, o que não foi feito outrora, passando mesmo pela construção de aterros sanitários.

Este modelo, que já teve o seu início, deve partir do próprio munícipe que produz o lixo, no ordenamento da cidade, definição de espaços para construção de infra-estruturas, tendo em conta o crescimento de bairros periféricos que vão surgindo em função do crescimento demográfico populacional, de povos oriundos das províncias da Huila, Benguela, Huambo, Cunene, Bié e outras em busca de melhores condições de vida .

Para que o saneamento do meio seja melhorado, o governador disse ainda que outras acções estão em curso, como a execução do plano “ Lixo Zero”, que comporta diferentes componentes, entre as quais o reforço da capacidade de manutenção e aquisição de alguns equipamentos dos serviços comunitários, que servem para recolha do lixo.

Temos consciência que não é possível se dar solução num só dia deste problema, mas a isso associa-se as campanhas de limpezas mensalmente, que conta com o envolvimento de toda a sociedade e dos munícipes de cada bairro.

Garantiu ainda a aquisição de contentores de lixo, dentro do Plano  Integrado de Intervenção nos Municípios, bem como a adaptação de um modelo para a recolha do lixo, com acções sustentáveis  e que possam contar com a comparticipação dos próprios munícipes.

Archer Mangueira referiu igualmente que o município de Mocâmedes vai contar, nos próximos tempos, com novos projectos,  que visam a melhoria do sistema de abastecimento de águas às populações.

O referido projecto vai abranger os bairros periféricos do Valódia, Saidy-Mingas II, Boa Esperança e Bela Vista, tendo sido já lançados os concursos para a sua execução.

Sobre a avaliação dos órgãos de comunicação social, o governante considerou positivo, onde o diálogo tem sido permanente, apesar de existir ainda algumas limitações que estes enfrentam e que a sua solução não depende dos seus responsáveis.

“ Mas no limite o exercício é positivo, pois sem o apoio da comunicação social não seria possível fazermos o trabalho de sensibilização da população sobre o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, vamos continuar  a desenvolver esta parceria, a avaliação é positiva” afirmou.

A Archer Mangueira completou no dia 2 do mês corrente um ano como governador do Namibe.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 07/10/2020 12:50:57

    Desmobilizados da Ex- FAPLA recebem kits profissionais

    Moçâmedes -Vinte e quatro desmobilizados ex-militares da ex-FAPLA, no âmbito do acordo de Bicesse, Luena e Lusaka, receberam hoje kits profissionais para as áreas de serralharia, construção e corte e costura no município de Moçâmedes, província do Namibe.

  • 06/10/2020 16:43:43

    Namibe conta com Guiché de Apoio ao Cidadão

    Moçâmedes - Um Guiché de Apoio ao Cidadão foi inaugurado hoje, terça-feira, na província do Namibe, com vista à modernização e simplificação administrativa do governo local.

  • 05/10/2020 17:54:17

    Covid-19: Moçâmedes e Tômbwa recebem moto-cisternas

    Moçâmedes - Cento e dez moto-cisternas foram distribuídos hoje, segunda-feira, pelos Serviços de Protecção e Civil e Bombeiros da província do Namibe, aos municípios de Moçãmedes e Tômbwa, com vista a reforçar o sistema de distribuição de águas às populações em zonas de difícil acesso.