Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Outubro de 2020 | 19h54 - Actualizado em 09 Outubro de 2020 | 19h53

Namibe com 43 sistemas de água construídos

Moçâmedes - Quarenta e três sistemas de furos de água estão concluídos nos cinco municípios da província do Namibe, beneficiando mais de duzentos e cinquenta mil populares afectados pela seca nesta região, informou hoje o governador provincial, Archer Mangueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Namibe: Governador do Namibe, Archer Mangueira, na colectiva de imprensa com os jornalistas do Namibecg

Foto: Narciso Pedro

Falando em conferência de imprensa no âmbito de um ano da sua governação à frente da província do Namibe, Archer Mangueira salientou que a população dos cinco municípios já beneficiam deste serviços, sendo uma parte para o consumo humano e outra para a pecuária, concretamente ao abeberamento do gado.

Para além dos sistemas de água, o governante garantiu que um conjunto de projectos continuam em curso, como a reparação de chimpacas, represas, construção de bebedouro para o gado, para além da aquisição que foram feitas de camiões cisternas para abastecimento de água  às populações que vivem em zonas de difícil acesso.

Garantiu ainda a realização de outros investimentos, como a construção de 43 pequenas barragens de pedras represas, recuperação de algumas chimpacas nos municípios da Bibala, Kamucuio, Virei e Moçâmedes.

As barragens serão construídas em áreas estratégicas para atender as regiões que apresentam redução na disponibilidade da água e reduzir os efeitos das mudanças climáticas no tempo de chuvas e da baixa retenção de água pelo solo devido ao desmatamento.

A província foi ainda contemplada nesta projecto com a entrega de mil 348 moto-cisternas, das quais 406 já foram distribuídas às administrações municipais que fazem chegar a água àquelas zonas de difícil acesso.

Os referidos bens estão ainda ser utilizados para o reforço da distribuição de água em algumas zonas de cada município, no âmbito do plano de contingência da covid-19, que exige o cumprimento das medidas de prevenção, como a lavagem das mãos com água e sabão.

Na província do Namibe, 259 mil e 57 pessoas foram afectadas pela seca, sem nenhum registo de mortes, de 2018 a 2020.

No município de Moçâmedes este fenómeno afectou 26 mil pessoas, Tômbwa 65 mil 911, Bibala 79 mil 612, Camucuio  48 mil 996 e Virei 38 mil 538.

No referido período, três milhões 351 mil e 456 cabeças de gado bovino foram afectadas pela seca devido à falta de água e pasto para a sua alimentação, tendo causado a morte de 24 mil 530 animais desta espécie. O gado caprino/Ovino foi afectado com um número de  536 mil e 258, sendo que 486 mil 943 animais morreram neste período.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 09/10/2020 19:10:09

    Namibe: Saneamento básico passa pela educação ambiental - Governador

    Moçâmedes - A melhoria do saneamento básico da capital de Moçâmedes, provincia do Namibe, passa pela criação de um modelo de educação ambiental, dando responsabilidade a todos aqueles que produzem o lixo, bem como na capacidade da sua gestão, segundo o governador Archer Mangueira.

  • 07/10/2020 12:50:57

    Desmobilizados da Ex- FAPLA recebem kits profissionais

    Moçâmedes -Vinte e quatro desmobilizados ex-militares da ex-FAPLA, no âmbito do acordo de Bicesse, Luena e Lusaka, receberam hoje kits profissionais para as áreas de serralharia, construção e corte e costura no município de Moçâmedes, província do Namibe.

  • 06/10/2020 16:43:43

    Namibe conta com Guiché de Apoio ao Cidadão

    Moçâmedes - Um Guiché de Apoio ao Cidadão foi inaugurado hoje, terça-feira, na província do Namibe, com vista à modernização e simplificação administrativa do governo local.