Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Outubro de 2020 | 16h08 - Actualizado em 14 Outubro de 2020 | 16h08

Covid-19: Rei de Onalueque quer reforço das medidas

Ombadja - O Rei do Ombala-Ya-Nalueque, no município de Ombadja, província do Cunene, Mário Shatipamba, pediu hoje, quarta-feira, na localidade, o reforço das medidas de prevenção contra a Covid-19, por forma a evitar-se o contágio da doença nas comunidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ilustração da COVID-19

Foto: Divulgação

Ombala-Ya-Nalueque, conhecida com nome de "Ombala Grande" na região dos Kwamatos, está localizada na comuna de Ombala-Yo-Mungo, a 158 quilómetros a sudoeste da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene.

Ao falar num um encontro com a comunidade, Mário Shatipamba, disse que as autoridades sanitárias e parceiros devem desenvolver acções de sensibilização abrangente na zona rural, visto que muitos ainda desconhecem as formas de contaminação e prevenção da Covid-19.

“Quando mais tiver informada sobre a Covid-19, a população melhor cumpriram com as medidas preventivas impostas pelo Executivo, tais como o uso obrigatório da máscara facial, lavagem constante das mãos com água e sabão e distanciamento social”, afirmou.

O Rei disse que tem orientado os sobas para redobrarem as acções de sensibilização da população nas aldeias  sobre as regras sanitárias para impedir o contágio da Covid-19 como a lavagem constante das mãos com água e sabão e evitar aglomerado de pessoas.

A Ombala-Ya-Nalueque controla 20 mil habitantes.

Actualmente a província do Cunene contabiliza 21 casos positivos de Covid-19, com três recuperados e 18 activos, assintomáticos. Tem sete centros de quarentena institucional.

Leia também
  • 14/10/2020 12:39:22

    Administração do Golungo Alto realoja 20 famílias

    Golungo Alto - Vinte famílias vítimas de invasão de elefantes na aldeia de Muene Mbala, comuna de Kiluanje, município do Golungo Alto, província do Cuanza Norte, vão ser realojadas, brevemente, em áreas mais seguras.

  • 13/10/2020 15:40:40

    Covid-19: Acção social quer maior envolvimento das mulheres na prevenção

    Ondjiva - A directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cunene, Elizeth Mwamelungi, pediu hoje, terça-feira, no município de Ombadja, maior envolvimento das mulheres nas acções de sensibilização sobre as medidas de prevenção da Covid-19 nas comunidades rurais.

  • 13/10/2020 13:56:45

    Zaire: Conclusão das obras inacabadas obedece a prioridades - ministro

    Mbanza Kongo - O ministro das Obras Pública e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, solicitou esta terça-feira, em Mbanza Kongo, ao Governo Provincial do Zaire à definição de prioridades para a conclusão dos projectos inacabados na região.