Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Outubro de 2020 | 16h13 - Actualizado em 15 Outubro de 2020 | 16h12

Governo investe Akz mais de dois mil milhões no saneamento básico

Golungo Alto - Dois mil milhões, 679 milhões, 186 mil e 285 kwanzas foram investidos pelo Governo do Cuanza Norte na compra de meios de recolha de lixo para a melhoria do saneamento básico dos 10 municípios da província, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Entre os meios destaca-se camiões basculantes, compactadoras e cisternas, carrinhas de apoio, tractores com as respectivas alfaias, retroescavadoras, pás carregadoras e moto niveladoras.

Constam ainda dos meios contentores de lixo, carros de mão, máquinas de corte, aparador de relva, enxadas, catanas, vassouras, entre outros.

Pronunciando-se nesta quinta-feira no acto de apresentação dos equipamentos, que decorreu no município do Golungo Alto, a vice-governadora para o sector político e social do Cuanza Norte, Leonor da Silva Garibaldi de Lima e Cruz, afirmou que a aquisição destes meios vai facilitar as acções de recolha de resíduos sólidos na região.

“Com a aquisição destes equipamentos, que serão usados também para a melhoria das vias de acesso aos campos de cultivo, o governo pretende potenciar as administrações municipais com meios técnicos e humanos, visando substituir gradualmente as operadoras de recolha de lixo nesta tarefa”, salientou.

Disse que este exercício vai permitir ao governo da província poupar mais de 10 milhões de kwanzas/mês gastos actualmente na contratação de empresas de recolha de lixo, verba que será investida pelas administrações na manutenção dos equipamentos e outros projectos sociais, incluindo a geração de empregos.

No âmbito do PIIM, a província do Cuanza Norte foi contemplada com 94 acções orçadas em 24 mil milhões, 796 milhões, 136 mil e 309 kwanzas, nas áreas de educação, saúde, vias de comunicação, infra-estruturas, saneamento básico, energia, segurança, obras públicas, entre outros.

Localizada na região centro-norte do país, Cuanza Norte conta com uma população estimada em 443 mil e 386 habitantes, distribuídos nos municípios de Ambaca, Banga, Bolongongo, Cambambe, Cazengo, Golungo Alto, Ngonguembo, Lucala, Quiculungo e Samba Caju.

Leia também
  • 15/10/2020 14:14:35

    Famílias desalojadas no Sequele condicionam regresso aos apartamentos

    Luanda - As 10 famílias de moradores no edifício 27, Bloco-2, da Centralidade do Sequele, município de Cacuaco, em Luanda, desalojados há seis dias, depois de uma explosão num apartamento, condicionaram o regresso às suas residências a apresentação de um relatório da empresa construtora da cidade ou da administração distrital.

  • 14/10/2020 19:40:12

    Mundo celebra Dia da Lavagem das Mãos

    Luanda - Poucas vezes, na história da humanidade, o Mundo celebrou o Dia Mundial da Lavagem das Mãos (15 de Outubro) com tanta necessidade de recurso à água e ao sabão.

  • 14/10/2020 16:08:24

    Covid-19: Rei de Onalueque quer reforço das medidas

    Ombadja - O Rei do Ombala-Ya-Nalueque, no município de Ombadja, província do Cunene, Mário Shatipamba, pediu hoje, quarta-feira, na localidade, o reforço das medidas de prevenção contra a Covid-19, por forma a evitar-se o contágio da doença nas comunidades.