Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

18 Outubro de 2020 | 09h26 - Actualizado em 18 Outubro de 2020 | 11h30

Inaugurado posto de emissão de BI no Porto

Porto (Da correspondente)- Um posto de emissão de Bilhete de Identidade e Registo Criminal para cidadãos angolanos residentes na cidade do Porto, em Portugal, foi inaugurado no sábado, em acto orientado pelo embaixador Carlos Alberto Fonseca.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A funcionar nas instalações  do consulado  de Angola no Porto, os serviços, nesta fase, vão atender perto de 50 pessoas por dia.

A estrutura está capacitada para entregar as certidões de Registo Criminal no mesmo dia, decorrendo um prazo de 30 dias para satisfazer os pedidos  de Bilhete de identidade.

A entrega deste segundo documento é feita presencialmente, depois de o solicitante ter sido previamente avisado por contacto telefónico.             

Durante a cerimónia de inauguração da infra-estrutura, o embaixador Carlos Alberto Fonseca frisou que a entrada em  funcionamento destes serviços é o concretizar de uma promessa   feita pelo Presidente da República, João Lourenço, no decorrer de uma visita a Portugal, em Novembro de 2018.

A cônsul-geral de Angola no Porto, Isabel Godinho, salientou a importância da comunidade angolana residente naquela cidade portuguesa ter agora a possibilidade de requerer o seu B.I. sem necessidade de se deslocar ao país, assumindo de forma mais célere e directa o seu direito de cidadania.

Por sua vez, Morais Costa, que tratou e recebeu na hora o Registo Criminal, disse que a inauguração da infra-estrutura vai ajudar muito os angolanos que vivem no Porto e que têm os seus documentos caducados ou mesmo extraviados.

Já Eva Pedro considera  os serviços de emissão bastante rápidos.

Actualmente, residem no Porto perto de 14 mil  angolanos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 18/10/2020 05:01:19

    TPA aposta na modernização e formação

    Luanda - A Televisão Pública de Angola (TPA) vai continuar a investir na modernização tecnológica e formação dos seus quadros, conforme afirmou neste sábado, em Luanda, o director de informação da estação, Cabingano Manuel.

  • 17/10/2020 21:07:40

    Ordenado novo Núncio Apostólico em Angola e São Tomé

    Cidade do Vaticano- O novo Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, Dom Giovanni Gaspari, foi ordenado, neste sábado, com o título de Arcebispo, numa cerimónia dirigida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

  • 16/10/2020 20:34:34

    Governo apresenta estratégia de combate da violência contra criança

    Luanda - O Ministério da Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) procedeu, nesta sexta-feira, a apresentação da proposta da estratégia nacional de prevenção e combate à violência contra a criança e o respectivo plano nacional estratégico para o período 2020-2025.