Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Outubro de 2020 | 12h24 - Actualizado em 13 Outubro de 2020 | 12h23

Ruptura restringe abastecimento de água em Mbanza Kongo

Mbanza Kongo - Quatro dos cinco bairros da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, estão desde sábado último privados de abastecimento de água potável, devido a uma ruptura registada numa das linhas da rede de distribuição deste líquido, soube hoje, terça-feira, a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se dos bairros Martins Kidito, 4 de Fevereiro, 11 de Novembro e Álvaro Buta, neste último onde ocorreu a ruptura de uma das principais tubagens de distribuição que originou a restrição.

A informação foi avançada pelo coordenador da comissão instaladora da Empresa Provincial de Água e Saneamento do Zaire (EPASZ), Diasonama Nsoki.

Explicou que as rupturas na rede de distribuição sucedem-se, nesta altura em que o novo sistema, que funciona desde Dezembro de 2019, encontra-se ainda em fase experimental.

O novo sistema de abastecimento de água para a cidade de Mbanza Kongo e arredores tem uma capacidade de mil e 50 metros cúbicos por hora, ao passo que a rede de distribuição tem uma extensão de 95 quilómetros e 500 metros.

O responsável da empresa de água pediu calma aos consumidores, prometendo a reposição deste serviço para breve, uma vez os trabalhos de substituição da tubagem danificada estarem a decorrer a bom ritmo.

A cidade de Mbanza Kongo tem uma população estimada em 155 mil e 174 habitantes, dos quais 45 mil e 171 beneficiam actualmente de água potável da rede pública.

Assuntos Província » Zaire   Água  

Leia também
  • 09/10/2020 10:37:32

    Empresa trabalha para melhorar qualidade da água

    M'banza Kongo - A Empresa Provincial de Água e Saneamento do Zaire (EPASZ) está a trabalhar, desde o princípio desta semana, na reparação da tubagem para melhorar a qualidade de água consumida há cerca de sete dias por moradores de alguns bairros periféricos da cidade de M'banza Kongo, capital da província.

  • 08/10/2020 12:01:05

    Mais de 50 aldeias ligadas à rede nacional de energia no Zaire

    Mbanza Kongo - Cinquenta e quatro aldeias, das 711 que compõem a província do Zaire, norte de Angola, já beneficiam de energia eléctrica produzida por diversas centrais hidroeléctricas do país, no âmbito do Projecto de Electrificação da Província do Zaire (PROEZA), iniciado em 2016.

  • 05/10/2020 12:12:34

    Zaire: Autoridades criam via alternativa sobre rio Lukunga

    Mbanza Kongo - Uma via alternativa está a ser criada pelas autoridades locais sobre o rio Lukunga, na estrada que une os municípios do Tomboco e Nóqui, província do Zaire, na sequência do desabamento da ponte metálica sobre o mesmo rio, ocorrido na sexta-feira última.