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09 Junho de 2010 | 23h07 - Actualizado em 10 Junho de 2010 | 10h09

Governo investe na compra de novas locomotivas para o CFB

Benguela

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Lobito - O governo  angolano investiu mais de 89 milhões de dólares  americanos na compra de novos equipamentos de comboios para os Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB),  garantiu esta quarta-feira, o director-geral da companhia ferroviária, Daniel Quipaxe.


De acordo com o responsável que falava na cerimónia de celebração do contrato entre a direcção do CFB e a empresa chinesa Machinery Equipment Import e Export Corporation, a verba vai servir para compra de oito locomotivas, 66 carruagens, 94 vagões (fechados e abertos).


Será igualmente investido na formação no país de origem dos equipamentos (China)  de técnicos angolanos, dos quais  28 mecânicos de locomotivas, 12 de carruagens e igual número de especialistas de  vagões.


Daniel Quipaxe  que a partir desta quarta-feira deixa a direcção do CFB para  José Carlos Gomes, informou que o montante investido contempla ainda a  requisição de meios de reparação da linha-férrea, cuja metade já se encontra no país.


A formação no local de 40 técnicos da instituição nas diversas áreas de mecânica,  a ser ministrada pelas entidades chinesas faz parte das acções do governo que visam tornar operacional nos próximos tempos o caminho-de-ferro de Benguela.


Na ocasião, o  ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás  afirmou que a aposta do Executivo angolano  na aquisição de equpamentos revela a importância que o Estado atribui ao CFB.


De acordo com Augusto da Silva Tomás, a pretensão do governo é tornar funcional o "chamado corredor do Lobito" de modo a acelerar o desenvolvimento económico do país e da região Austral.

 O CFB, que esteve quase paralisado por mais de 35 anos, devido ao conflito armado,  tem o seu programa de reabilitação a bom ritmo depois da conclusão dos trabalhos de desminagem de cerca de 1.304 quilómetros.


Já estão reabilitados mais de  400 quilómetros dos 1.304 que correspondem à linha-férrea do Lobito (Benguela) ao Luau na província do Moxico.


Para além da reabilitação da linha (colocação de novos carris e pontes) estão em fase de conclusão as obras de construção e recuperação de  75 estações.

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