Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

17 Dezembro de 2011 | 22h26 - Actualizado em 17 Dezembro de 2011 | 22h27

Aeroporto 'Comandante Ngueto' à altura dos padrões internacionais

Kwanza Norte

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ndalatando - O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, garantiu, em Ndalatando, província do Kwanza Norte, que o aeroporto provincial “Comandante Ngueto” dispõe de condições tecnológicas de ponta, estando a altura das actuais exigências das
organizações internacionais de aviação civil para operações aéreas comerciais.


 
O governante teceu estas considerações após a reinauguração, sexta-feira, do aeroporto provincial “Comandante Ngueto”.

Revelou que a reabilitação da referida infra-estrutura aeroportuária se insere nas acções do executivo central direccionada à reabilitação e modernização de toda rede de aeroportos do país.


 
A iniciativa, referiu, enquadra-se igualmente na visão do sector dos transportes que pretende oferecer ao país uma rede multiuso (rodoviária, ferroviária, marítima e aérea) que sirva eficazmente os cidadãos e a economia angolana.


 
Segundo o ministro, o antigo aeródromo de Ndalatando possuía características pouco modernas enquanto infra-estrutura aeroportuária, estava muito degradado e não correspondia com os requisitos de segurança e conforto exigidos pelas organizações internacionais do ramo aeronáutico.


 
Augusto da Silva Tomás disse terem sido efectivadas intervenções de fundo na reabilitação do aeroporto, visto que a pista anterior era de terra batida, sem bermas e sem revestimento.

A actual, apesar de manter a mesma geometria, é uma obra moderna, devidamente tratada e pavimentada, tanto a nível do solo, como do subsolo.


 
Avançou que foi efectivada a reabilitação e transformação completa da aerogare, que conta actualmente com um edifício de dois pisos, incluindo espaços para escritórios e  área técnica, que permitiu o aumento da  capacidade de 50 para100 passageiros, com alto nível de conforto.

Esta também dotada de equipamentos de Raio-X e sistema de recolha e transporte de bagagens.


 
Entre as melhorias apontadas pelo governante consta ainda a reabilitação da torre de controlo que conta agora com sistemas modernos de comunicação, para além de estruturas para albergar a unidade do corpo de bombeiros e uma central eléctrica a altura das necessidades do aeroporto.

Parque de estacionamento de viaturas, sala VIP, restaurante, entre outras condições que permitem caracterizar o aeroporto como uma
infra-estrutura moderna, confortável e segura, são ainda outras dependências.


 
A inauguração do aeroporto “Comandante Ngueto” (denominação atribuída em homenagem ao malogrado general das Forças Armadas, José Domingos Baptista Cordeiro “Ngueto”) foi presenciada pelo governador provincial, Henrique Júnior, altos funcionários do Ministério dos Transportes, do Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic) e da Empresa Nacional de Navegação Aérea (Enana).

Leia também
  • 27/04/2016 21:10:16

    Cuanza Norte: Moto-taxistas deixarão de circular no casco urbano de Ndalatando

    Ndalatando - Os motociclistas, vulgo "cupapatas", que fazem serviço de táxi deixarão, brevemente, de fazê-lo no casco urbano da cidade de Ndalatando, sede da província do Cuanza Norte, pelo facto de violarem sistematicamente as regras do código de estrada, anunciou o segundo comandante provincial para a ordem pública da Polícia Nacional (PN), subcomissário José Gaspar da Silva.

  • 07/01/2016 15:13:01

    Cuanza Norte: CFL prorroga suspensão da circulação dos comboios de longo curso

    Luínha - A empresa de Caminho-de-ferro de Luanda (CFL) prorrogou, nesta quarta-feira, a suspensão temporária da circulação dos comboios de longo curso do segmento Estação do Bungo/Ndalatando/Malange para mais sete dias, devido a uma ravina na linha férrea, na localidade do Luínha, a 45 quilómetros da vila de Canhoca, Cuanza Norte.

  • 07/01/2016 14:40:32

    Cuanza Norte: CFL transporta mais de três milhões de passageiros em 2015

    Luínha - Os comboios da empresa de Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) transportaram, durante o ano transacto, três milhões, 320 mil passageiros e mais de 80 mil toneladas de mercadorias diversas no circuito ferroviário Estação do Bungo/Ndalatando/Malange.

  • 03/09/2014 21:39:00

    Cuanza Norte: País contará com oficinas regionais para manutenção de viaturas

    Ndalatando - O ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, anunciou hoje, quarta-feira, em Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, que o seu pelouro tem em carteira um projecto de construção de oficinas regionais destinadas a assegurar a manutenção dos transportes rodoviários.