Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

17 Fevereiro de 2012 | 16h54 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2012 | 16h54

Acidentes ferroviários causaram mais de 30 mortes em Luanda em 2011

Balanço

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - Trinta e quatro mortos e 14 feridos é resultado de 70 acidentes de ferroviários registados no ano transacto pela direcção do Caminho de Ferro de Luanda (CFL) na linha férrea que liga os municípios de Luanda/Viana/Icolo e Bengo.

    

Segundo o director de intercâmbio e marketing do CFL, Francisco Henriques, em declarações hoje à Angop, os acidentes resumiram-se em choques entre locomotivas e veículos automóveis e colhimento de cidadãos que tentavam fazer a travessia da linha.

      

De acordo com o responsável, os choques entre locomotivas e viaturas ocorreram em locais onde foram feitos passagens de níveis ilegais e outros por negligência dos automobilistas.

    

Por este facto, prosseguiu, a direcção dos Caminhos-de-ferro de Luanda iniciou hoje, 17, um processo de encerramento das dez passagens de níveis ilegais montadas por carvoeiros ao longo do troço que liga as estações do Musseque Baia-Km30-Dondo (Luanda/Kwanza Norte).

  

Informou que a medida visa impedir acidentes entre locomotivas e viaturas pesadas registadas com alguma frequência naquele troço.

  

“Temos registado acidentes nestas passagens de níveis abertas anarquicamente ao longo deste troço, constituindo uma grande preocupação para o Caminho-de-Ferro de Luanda. Desastres provocados por parte de motoristas que desrespeitam as regras de trânsito”, sublinhou.

   

Por este facto, o responsável aconselha os camionistas a fazerem a travessia nas passagens de níveis construídas legalmente, porque durante a passagem do comboio existe a devida cobertura e consequentemente se evita acidentes.