Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

18 Fevereiro de 2012 | 19h33 - Actualizado em 18 Fevereiro de 2012 | 19h33

Colisão entre comboio e camião corta circulação ferroviária Luanda/Malanje

Kwanza Norte

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dondo - A circulação do comboio de Luanda a Malanje está interditada desde a manhã de hoje, sábado, em consequência do descarrilamento de uma locomotiva de passageiros dos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), após colidir com um camião de uma empresa chinesa numa das passagens de nível da localidade de "Cabebeia", no município de Kambambe (província do Kwanza Norte).

O referido acidente, que segundo testemunhas terá resultado da negligência do motorista do camião, provocou ferimentos graves aos dois maquinistas da locomotiva, um dos quais com fractura craniana e cefálica, enquanto que o motorista da viatura, de nacionalidade chinesa, fracturou as pernas.

Alguns ocupantes do comboio revelaram que o motorista do camião terá negligenciado o apito do comboio quando este se aproximava da passagem de nível, resultando daí a colisão que provocou o descarrilamento completo da locomotiva, enquanto que o camião foi arrastado a uma distância de quase dez metros.

Em declarações à Angop no local, o director de engenharia e manutenção do CFL, Paulo Manuel Kwanza, revelou que o referido acidente resultou em danos a cerca de 120 metros da linha férrea, fruto da danificação de travessas e carris, factor que poderá levar a paralisação da circulação do comboio durante dois dias.

Paulo Manuel disse ainda terem se verificado danos avultados na locomotiva que tombou totalmente, para além de prejuízos num vagão e numa carruagem, sem contudo se registar qualquer ferido entre os passageiros.

Por seu turno, os ocupantes do comboio queixaram-se da má fé de alguns habitantes da localidade de "Cabebeia" que em vez de socorrerem os sinistrados procederam a pilhagem dos seus haveres.

O maquinista da locomotiva foi evacuado para o hospital de Catete, na província do Bengo, onde recebeu a primeira assistência e de seguida transferido para uma das unidades de referência de Luanda.

Ainda no quadro do apoio aos sinistrados e constatação dos danos resultantes do acidente, uma comitiva da direcção do CFL esteve já no local, onde foram tomada as providências para a evacuação dos ocupantes aos seus locais de destino e adopção de medidas para a rápida reposição da circulação do comboio, cujos trabalhos deverão durar cerca de dois dias.

Leia também
  • 27/04/2016 21:10:16

    Cuanza Norte: Moto-taxistas deixarão de circular no casco urbano de Ndalatando

    Ndalatando - Os motociclistas, vulgo "cupapatas", que fazem serviço de táxi deixarão, brevemente, de fazê-lo no casco urbano da cidade de Ndalatando, sede da província do Cuanza Norte, pelo facto de violarem sistematicamente as regras do código de estrada, anunciou o segundo comandante provincial para a ordem pública da Polícia Nacional (PN), subcomissário José Gaspar da Silva.

  • 07/01/2016 15:13:01

    Cuanza Norte: CFL prorroga suspensão da circulação dos comboios de longo curso

    Luínha - A empresa de Caminho-de-ferro de Luanda (CFL) prorrogou, nesta quarta-feira, a suspensão temporária da circulação dos comboios de longo curso do segmento Estação do Bungo/Ndalatando/Malange para mais sete dias, devido a uma ravina na linha férrea, na localidade do Luínha, a 45 quilómetros da vila de Canhoca, Cuanza Norte.

  • 07/01/2016 14:40:32

    Cuanza Norte: CFL transporta mais de três milhões de passageiros em 2015

    Luínha - Os comboios da empresa de Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) transportaram, durante o ano transacto, três milhões, 320 mil passageiros e mais de 80 mil toneladas de mercadorias diversas no circuito ferroviário Estação do Bungo/Ndalatando/Malange.

  • 03/09/2014 21:39:00

    Cuanza Norte: País contará com oficinas regionais para manutenção de viaturas

    Ndalatando - O ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, anunciou hoje, quarta-feira, em Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, que o seu pelouro tem em carteira um projecto de construção de oficinas regionais destinadas a assegurar a manutenção dos transportes rodoviários.