Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

23 Setembro de 2013 | 10h56 - Actualizado em 23 Setembro de 2013 | 11h43

Aeroporto de Menongue pode ser reinaugurado ainda este ano

O aeroporto "Comandante Kuenha", localizado na cidade de Menongue, província do Kuando-Kubango, pode ser reinaugurado ainda este ano, uma vez que está praticamente concluída a obra que visou a sua reabilitação e ampliação, garantiu no ultimo fim de semana, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração da Enana, Manuel Ceita.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pista de Aeroporto

Foto: Pedro Parente

Segundo o responsável da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, em declarações à Angop, na capital angolana, o aeroporto de Menongue foi reabilitado e ampliado de raíz, passando de 1400 metros quadrados de área para 5526 metros quadrados, sendo visível a sua modernização.

O seu terminal de passageiros, com capacidade para receber 200 pessoas no embarque e 200 no desembarque, comporta agora uma área VIP, 14 espaços comerciais, dos quais três restaurantes, três bares, três lojas e dois bancos, disse a fonte.

A pista tem agora 3500 metros de comprimento e 60 de largura, incluindo 7,5 metros de berma de cada lado. Tem uma torre construída de raíz com equipamentos modernos de comunicação aérea e de meteorologia.

Manuel Ceita adiantou que o aeroporto conta com equipamentos de rastreio de bagagem (quatro), está agora totalmente vedado, o que nunca tinha acontecido.

“Não havia o sistema de comunicação VOR/DME e terá agora, havia apenas uma balcão de check in, mas agora passa a ter sete, assim como não possuía tapete rolante para as bagagens e agora vai contar com dois tapetes”, avançou.

O  aeroporto de Menongue, cujas obras de reabilitação e modernização iniciaram em 2008, terá capacidade para receber o Boeing 777-300 ER.
 

A reabilitação e ampliação contempla ainda postos dos serviços de migração e estrangeiros e das alfândegas.

Consta também a instalação de modernos sistemas de abastecimento de aeronaves, extinção de incêndios e parque de estacionamento de viaturas para mais de 150 automóveis.

A Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, instituição adstrita ao Ministério dos Transportes de Angola, tem vindo a levar a cabo, desde 2009, um programa de reabilitação e modernização de aeroportos em todo o território nacional, tendo beneficiado já vários aeroportos provinciais e outros de carácter internacional.
 

Leia também
  • 01/02/2018 21:20:41

    Cuando Cubango: Rivungo aponta estratégia para desenvolvimento

    Rivungo - A construção do aeródromo na sede do município do Rivungo, no Cuando Cubango, com 2300 de comprimentos, para debelar a descontinuidade em termos de acesso ao canal fluvial no rio Cuando, que liga Shangombo (Zâmbia) e Rivungo (Angola), consta das estratégias de desenvolvimento para 2018-2022.

  • 23/01/2018 22:34:11

    Execução do canal fluvial no rio Cuando é positiva - Ministro dos Transportes

    Menongue - A execução física de 99 porcento do canal fluvial no rio Cuando, que liga as regiões do Shangombo (Zâmbia) e Rivungo (Cuando Cubango/Angola), foi considerada positiva, esta segunda-feira, pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomás.

  • 22/01/2018 11:07:49

    Angola: Ministro dos Transportes trabalha no Cuando Cubango

    Luanda - O Ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, viajou hoje, segunda-feira, para o município do Rivungo, província do Cuando Cubango, onde vai constatar os níveis de execução das obras de construção do canal fluvial transfronteiriço Rivungo-Shangombo.

  • 19/08/2017 01:51:25

    Cuando Cubango: Transporte públicos reforçados com 25 autocarros

    Menongue - Vinte e cinco autocarros foram sexta-feira disponibilizados a 13 empresas privadas de Menongue, capital do Cuando Cubango, pelo secretário de Estado dos Transportes, José João Kuvingua, visando melhorar a circulação de pessoas e bens.