08 Fevereiro de 2014 | 12h50 - Actualizado em 08 Fevereiro de 2014 | 12h50
Aeroporto da Catumbela aguarda certificação do Inavic
Luanda - O novo aeroporto da Catumbela, localizado na província de Benguela, está a operar normalmente voos domésticos, numa altura em que a Enana continua a trabalhar para que possa receber a certificação de aeroporto internacional por parte do Instituto Nacional da Aviação Civil.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Não obstante designar-se já Aeroporto Internacional da Catumbela, só após a sua certificação pelo Inavic, a referida infra-estrutura poderá operar voos internacionais.
Essa informação foi avançada em conferência de imprensa nesta sexta-feira (7), em Luanda, pelo administrador da rede aeroportuária principal e recursos humanos da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, Emanuel Candengue.
Reforçando essa posição, o presidente do conselho de administração da Enana, Manuel Ceita, revelou que o referido aeroporto carece ainda de alguns detalhes que têm a ver com especificidades contratuais, mas que serão já ultrapassados. “Falta o terminal de carga, instalações para alfândega e montagem de algum equipamento. Já existe a ordem por parte da tutela para se resolver essa questão e nós vamos cumpri-la.”, sublinhou.
O novo aeroporto da Catumbela, inaugurado a 27 de Agosto de 2012, tem duas mangas para embarque e desembarque e uma pista de três mil e 700 metros. Tem capacidade para 2.2 milhões de passageiros por ano e para atender mais de 900 pessoas por hora.
O edifício tem centrais para o abastecimento de água, energia e de ar condicionado, elevadores, tapetes rolantes, tapetes de bagagem na área de desembarque para atender duas aeronaves de grande envergadura em simultâneo.
A infra-estrutura possui igualmente 16 balcões para chek-in e 18 para os serviços de imigração, bem como salas protocolares e para clientes em executiva e primeira classes e espaços para restaurante e bares.
Está equipado com sistemas de controlo de metais e de acesso, gabinetes para as companhias aéreas, chek-in informatizado e informação electrónica.
Assuntos Aeroportos Província » Luanda
Leia também
- 23/01/2019 11:49:05
Angola terá novo modelo de matrícula para viaturas
Luanda - Um novo modelo de matrícula para viaturas, que garante maior segurança, vai ser implementando, em breve, em Angola, anunciou o chefe de Departamento de Telecomunicações e Informática da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, inspector-chefe, Domingos Satcchile.
-
23/12/2018 16:49:47
Governo vai obrigar a legalização de agentes marinhos no Mussulo
Luanda - O Ministério dos Transportes vai obrigar aos operadores marítimos a cumprirem com os regulamentos instituídos, visando a melhoria da segurança no mar.
-
22/12/2018 04:17:03
Ministro dos transportes aponta desafios para o sector
Luanda- O ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu, apontou , nesta sexta-feira, em Luanda , os vários desafios que o sector dos transportes terá para melhorar e contribuir para o desenvolvimento económico do país nos próximos tempos, com realce para a área da aviação civil, aeroportuária, marítima, ferroviária, entre outras.
-
13/12/2018 16:07:55
CFL disponibiliza mais locomotivas para Feira do Artesanato no Dondo
Luanda - O Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) vai colocar, a partir desta sexta-feira (dia 14), quatro comboios para o transporte de passageiros interessados em participar na Feira do Artesanato no Dondo, província do Cuanza Norte.