Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

29 Dezembro de 2016 | 17h53 - Actualizado em 29 Dezembro de 2016 | 17h52

Comboio do CFB transporta mais de 200 mil passageiros em nove meses

Luena - Duzentos e 88 mil e 498 passageiros foram transportados pelo comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), de Janeiro a Setembro do corrente ano, disse hoje, quinta-feira, no Luena, o representante no Moxico no Conselho de Administração do CFB, Fernando António Prata.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Estação do Luena

Foto: Kinda Kyungu

Moxico: Representante do Conselho de Administração do Caminho-de-Ferro de Benguela, Fernando António Prata

Foto: Kinda Kyungu

Em declarações à Angop, disse que os passageiros do CFB são na sua maioria comerciantes que efectuam trocas comerciais do litoral, do Lobito (Benguela) ao Luau (Moxico), a última estação, na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC). 

No mesmo período foram transportadas vinte mil e 657 toneladas de mercadorias com destaque ao feijão, a fuba de milho, tomate, batata-rena, repolho, alho, cebola, bebidas,  cimento, gás butáno e combustível.

Sem revelar o montante arrecadado para os cofres de Estado, disse que o terceiro trimestre foi o mais rentável, durante o qual foram transportados de comboio 111 mil 801 passageiros.

Enquanto que do Moxico, leste de Angola, o representante do Conselho de Administração disse ter sido transportado, para o centro e litoral do país, com maior incidência o peixe da água doce, mel e o bombo. 

Do Lobito (Benguela) ao Luau (Moxico), o comboio tem duas frequências semanais e diariamente são transportados 900 passageiros, com as passagens a variarem dos dois mil a seis mil kwanzas.

Leia também
  • 13/10/2018 05:40:26

    Aviação Civil nacional com boas perspectivas - Especialista

    Luanda - A Aviação Civil em Angola apresenta um quadro optimista, tendo em conta o processo de modernização e formação de quadros em curso no sector, considerou sexta-feira, em Luanda, o técnico especialista reformado da Enana, Paulino Baiona.

  • 05/03/2018 01:17:37

    CFB "abre porta" à competitividade económica africana

    Luena - Os países da região austral de África sem acesso ao mar e outros já podem transportar recursos minerais, produtos e mercadorias, com a retoma hoje (segunda-feira), da circulação entre os Caminhos-de-Ferros de Benguela (CFB) e a Sociedade Nacional dos Caminhos-de-Ferro do Congo (SNCC).

  • 28/10/2017 19:45:35

    Huíla: Novos autocarros entram em circulação na segunda-feira

    Lubango - Dezassete novos autocarros, recentemente entregues a seis operadoras de transporte públicos urbanos e interprovincial da Huíla, pelo ministério dos transportes, entram em circulação nesta segunda-feira (30), garantiu a directora provincial do sector, Mariana Dias.

  • 30/04/2017 17:01:42

    Huíla: CFM ensaia comboio-expresso Namibe - Menongue

    Lubango - O Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM) vai lançar o seu primeiro comboio-expresso ainda este ano, que ligará em dois sentidos as províncias do Namibe, Huíla e Cuando Cubango, logo a chegada de cinco novas locomotivas adquiridas à americana General Electric.