Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

17 Julho de 2017 | 17h49 - Actualizado em 17 Julho de 2017 | 17h49

Huíla: Ministro anuncia segunda fase de reabilitação do Porto do Namibe

Lubango - O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, anunciou hoje, no Lubango, que a segunda fase de reabilitação do Porto do Namibe, que passará pela duplicação do cais e reabilitação de mais de 240 metros do existente, arranca brevemente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Augusto da Silva Tomás - ministro dos transportes

Foto: José Filipe

Augusto Tomás que falava durante uma reunião de balanço da década das empresas públicas de transportes de Angola, que juntou quadros do sector das províncias de Cabinda, Zaire, Benguela, Luanda, Namibe e Huíla (anfitriã), afirmou que a intervenção no Porto do Namibe se incidirá também na construção de um terminal de contentores frigoríficos e em 30 mil metros quadrados de parque para contentores cheios e vazios.

O programa, disse, integra  igualmente a instalação de um sistema de abastecimento de água para os navios ao longo dos 240 metros de cais e duas torres de iluminação.

Destacou os investimentos feitos pelo governo desde 2008 neste porto, os de menor montra, com fundos próprios da empresa, que incidiram sobre a aquisição de equipamentos de carga e transporte, edifícios, equipamentos básicos e  outras construções.

“Interligando com o Caminho de Ferro de Moçâmedes, o Porto do Namibe será cada vez mais utilizado para a exportação de minério, no âmbito dos diversos projectos que estão em curso na região Sul de Angola, e de outros que certamente vão surgir, nomeadamente,  as minas de ferro de Cassinga”, revelou.

De acordo com Augusto Tomás,  o Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, os  Portos e os Aeroportos, devidamente apoiados por uma rede de transporte rodoviária e por plataformas logísticas, vão assegurar as condições de mobilidade de pessoas e carga que suportarão o desenvolvimento económico do país.

Leia também
  • 11/07/2017 10:50:32

    Angola: Actividade das empresas públicas de transportes em balanço no Namibe

    Luanda - A actividade, dos últimos dez anos, das empresas públicas de transportes da província do Namibe estará em Balanço a partir de hoje, em Moçâmedes, num acto presidido pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.

  • 03/07/2017 14:01:58

    Angola: Empresas Públicas dos Transportes realizam balanço em Benguela

    Luanda - O balanço dos últimos dez anos das empresas públicas de transportes da província de Benguela tem hoje início, no âmbito do cronograma de actividades do Ministério dos Transportes, informou, em Luanda, o titular da pasta, Augusto da Silva Tomás.

  • 30/04/2017 17:01:42

    Huíla: CFM ensaia comboio-expresso Namibe - Menongue

    Lubango - O Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM) vai lançar o seu primeiro comboio-expresso ainda este ano, que ligará em dois sentidos as províncias do Namibe, Huíla e Cuando Cubango, logo a chegada de cinco novas locomotivas adquiridas à americana General Electric.