Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

18 Janeiro de 2018 | 01h11 - Actualizado em 18 Janeiro de 2018 | 01h11

Presidente da IATA maravilhado com novo Aeroporto de Luanda

Luanda - O presidente da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Alexander de Juniac, manifestou-se "encantado", nesta quarta-feira, com o novo Aeroporto Internacional de Luanda, em construção na comuna do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, numa área de 19.5 quilómetros quadrados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministro dos Transportes e presidente da IATA visitam novo aeroporto

Foto: Lucas Neto

Presidente da IATA visita novo aeroporto de Luanda

Foto: Lucas Neto

O responsável de nacionalidade francesa falava à imprensa, durante a visita guiada de cerca de uma hora, que efectuou a referida unidade, depois de presenciar a cerimónia de abertura da Conferência Internacional sobre Aviação Civil que decorreu, em Luanda, presidida pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.

Na ocasião, Alexander de Juniac reconheceu tratar-se de uma imponente obra que colocará Angola num patamar de relevo no contexto da aviação civil internacional e que contribuirá para o desenvolvimento económico do país.

Disse, por outro lado, estar ao corrente das dificuldades operacionais de algumas companhias aéreas que trabalham em Angola, em virtude da escassez de divisas no mercado cambial, pelo que prometeu intervir junto dos organismos nacionais para ajudar a viabilizar a questão.  

Por sua vez, o ministro dos Transportes congratulou-se com a vinda desta entidade ao país, por se tratar da primeira visita de um presidente da IATA a Angola, desde a sua fundação, em 1945, na cidade de Havana (Cuba).

Na ocasião, Augusto Tomás disse estar satisfeito com o grau de execução das obras (na ordem dos 57.5 por cento), revelando que alguns constrangimentos, inclusive financeiros, que forçaram a paralisação temporária das mesmas, estão já ultrapassados, devendo estar concluída em 24 meses.

A Conferência Internacional sobre Aviação Civil, promovida pela IATA, TAAG, Linhas Aéreas de Angola, e pela Boeing, tem a duração de dois dias e visa abordar o estado do sector no país e no mundo.

A reunião, que termina quinta-feira, vai discutir entre outros pontos, a “Importância da aviação civil para o desenvolvimento económico de Angola” e “O estado da indústria aeroportuária”.

O novo Aeroporto Internacional é parte da cidade aeroportuária da capital, denominada “Aerotropolis de Luanda”, em implantação numa área total de 75.5 quilómetros quadrados, que tem integradas áreas de controlo de tráfego, instalações de apoio, zona de voos como terminais e duas pistas duplas.

A primeira situada a norte, com 3800 metros de comprimento e 60 de largura, terá capacidade para acolher aviões do tipo Boeing 747, enquanto a outra, a sul, com quatro mil metros de comprimento e 75 de largura, pode receber o Airbus 380, maior aeronave de passageiros do mundo, de acordo com a ficha técnica do empreendimento.

Quando concluído, poderá acolher até 15 milhões de passageiros e processar 600 mil toneladas de carga por ano, contra os 3,6 milhões de passageiros/ano que o “4 de Fevereiro” movimenta actualmente.

Leia também
  • 22/12/2018 04:17:03

    Ministro dos transportes aponta desafios para o sector

    Luanda- O ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu, apontou , nesta sexta-feira, em Luanda , os vários desafios que o sector dos transportes terá para melhorar e contribuir para o desenvolvimento económico do país nos próximos tempos, com realce para a área da aviação civil, aeroportuária, marítima, ferroviária, entre outras.

  • 07/12/2018 21:08:44

    INAVIC passa a Autoridade da Aviação Civil

    Luanda - O Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) deverá passar, a curto prazo, a Autoridade da Aviação Civil, informou hoje, em Luanda, o director-adjunto desta instituição, Diógenes da Silva.

  • 01/11/2018 19:59:31

    Terminal doméstico de Luanda passa a internacional

    Luanda - O Terminal Doméstico do Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, em Luanda, passa a partir de sexta-feira, 02 de Novembro, a operar voos domésticos e internacionais, com a designação "Terminal II", informou a ENANA.

  • 29/10/2018 13:38:02

    TAAG com novo horário de inverno

    Luanda - A TAAG, Linhas Aéreas de Angola S.A, opera desde domingo último, 28, com novo horário de inverno, em cumprimento de uma obrigação da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), nas rotas doméstica, regional e intercontinental.