Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

22 Janeiro de 2018 | 11h07 - Actualizado em 22 Janeiro de 2018 | 12h30

Angola: Ministro dos Transportes trabalha no Cuando Cubango

Luanda - O Ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, viajou hoje, segunda-feira, para o município do Rivungo, província do Cuando Cubango, onde vai constatar os níveis de execução das obras de construção do canal fluvial transfronteiriço Rivungo-Shangombo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro dos transportes, Augusto Tomás (ARQUIVO/ANGOP)

Foto: Pedro Parente

Naquela localidade, o governante vai reunir-se com o ministro dos Transportes e Comunicações da Zâmbia, Brian Mushimba, num encontro em que vai participar também o governador Pedro Mutindi, a embaixadora na Zâmbia, Balbina da Silva, e o embaixador Lawrence Chalungumana.

Segundo uma nota oficial a que a Angop teve acesso, a abertura do canal fluvial transfronteiriço Rivungo-Shangombo visa dar uma resposta positiva em relação à melhoria das condições de vida das populações ribeirinhas e o seu desenvolvimento económico e social.

O canal fluvial, localizado entre a sede do município do Rivungo, Cuando Cubango, e a localidade zambiana de Shangombo, vai impulsionar as trocas comerciais entre os dois povos, com duas embarcações, uma com capacidade para 25 passageiros, e outra para 10 toneladas.

De acordo com o documento, o projecto, cuja execução física na parte angolana avalia-se já na ordem dos 98 por cento, possui o canal de navegação com 10 quilómetros de extensão, 34 metros de largura e 3 metros de profundidade.

Tem ainda infraestruturas terrestres, como parque para viaturas ligeiras e pesadas, residências para o pessoal de apoio, infraestruturas fluviais, meios de sinalização fluvial, serviços de busca e salvamento, entre outros.

O projecto resulta de um “memorando de entendimento” e de um acordo bilateral de transporte fluvial transfronteiriço, assinado entre a República de Angola e a Zâmbia, visando estabelecer um canal de navegação fluvial entre os dois Estados.

Um dos grandes objectivos é igualmente o desenvolvimento do turismo, a integração com as redes de plataformas logísticas de Angola, no caso Menongue, e o fomento das trocas comerciais, funcionando como um corredor fluvial para  alguns países da SADC, através da ligação com a República da Zâmbia.

Acompanham o ministro nesta visita ao Rivungo, técnicos do Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC), Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), Administração Geral Tributária (AGT) e da ENANA, estes para avaliar o estado das infraestruturas aeroportuárias locais.

Depois da missão no Cuando Cubango, o ministro Augusto Tomás e o seu homólogo, Brian Mushimba, deslocam-se a Benguela, com vista a constatar o funcionamento das infraestruturas e equipamentos do sector no Porto do Lobito, como os terminais minérios, de contentores, o Porto Seco, bem como as novas locomotivas e algumas estações do Caminho de Ferro de Benguela (CFB).

Leia também
  • 15/01/2018 11:07:20

    Avião aterra de emergência em Luanda após avaria

    Luanda - Um avião das Linhas Aéreas de Angola (TAAG), que operava na rota Luanda/Lubango, regressou de emergência à capital do país, na noite de sábado último, na sequência de uma avaria técnica logo após a descolagem.

  • 13/01/2018 08:51:31

    Passageiros exigem melhorias nos autocarros

    Luanda - Correria, empurrões e desconforto são três dos principais problemas que marcam, diariamente, a rotina dos utentes de transportes públicos em Luanda.

  • 13/01/2018 08:06:39

    Ministro dos Transportes avalia construção de nova aerogare no Cuito

    Cuito - O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, mostrou-se sexta-feira satisfeito com a construção e qualidade da nova aerogare do aeroporto 17 de Setembro, na cidade do Cuito, província do Bié.