Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

04 Abril de 2018 | 17h14 - Actualizado em 04 Abril de 2018 | 17h44

Aeroporto de Luanda reabre após incidente com aeronave

Luanda - A pista do Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, em Luanda, foi reaberta na madrugada desta quarta-feira, depois de cerca de seis horas obstruída, devido a um incidente que envolveu uma aeronave pertencente a uma operadora angolana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Placa do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro

Foto: Pedro Parente

Fonte aeroportuária disse, à Angop, que o avião de pequeno porte do tipo E120, com a matrícula D2-FET, pertencente a Air Jet, aterrou de emergência, devido a um problema no trem, obstruindo a pista principalmente do aeroporto, sem causar ferimentos aos seis ocupantes.  

Face ao sucedido, dois aviões das Linhas Aéreas de Angola, TAAG,  provenientes de Joanesburgo (África do Sul) e de Lisboa (Portugal), foram forçados a aterrar no aeroporto de Kinshasa (República Democrática do Congo).

Em declarações à Angop, o porta-voz da TAAG, Carlos Vicente, esclareceu que as duas aeronaves, que entretanto já regressaram a Luanda, foram orientadas a seguir para Kinshasa, por impossibilidade de aterrar na capital do país.

“Devido à obstrução de uma das pistas no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, foi a solução que se encontrou. Decidimos levar as aeronaves e os passageiros para Kinshasa, até que a pista fosse reaberta. Foi uma situação embaraçosa, mas alheia à companhia, que procura sempre o melhor para os seus clientes”, frisou.

Sem avançar números, o responsável fez saber que a situação acarretou prejuízos graves à companhia.

“As consequências são muitas e os prejuízos avultados. Tivemos que pagar o espaço onde as aeronaves ficaram parqueadas e os custos com combustível. Fomos forçados a atrasar outros voos, além dos embaraços criados aos passageiros no geral, e, em particular, àqueles que estavam em trânsito para outras regiões”, lamentou.

Assuntos Aeronave   Aeroportos   Incidente  

Leia também
  • 22/12/2018 04:17:03

    Ministro dos transportes aponta desafios para o sector

    Luanda- O ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu, apontou , nesta sexta-feira, em Luanda , os vários desafios que o sector dos transportes terá para melhorar e contribuir para o desenvolvimento económico do país nos próximos tempos, com realce para a área da aviação civil, aeroportuária, marítima, ferroviária, entre outras.

  • 01/11/2018 19:59:31

    Terminal doméstico de Luanda passa a internacional

    Luanda - O Terminal Doméstico do Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, em Luanda, passa a partir de sexta-feira, 02 de Novembro, a operar voos domésticos e internacionais, com a designação "Terminal II", informou a ENANA.

  • 27/09/2018 14:50:01

    ENANA denuncia vandalização do perímetro aeroportuário do Soyo

    Luanda - A Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) denunciou, hoje, em Luanda, os riscos inerentes a vandalização da vedação do perímetro do aeroporto “Comandante Ndozy”, no Soyo, província do Zaire.

  • 03/08/2018 14:43:07

    Passageiros protestam contra adiamento do voo da Air Maroc

    Luanda - Passageiros de diferentes nacionalidades manifestaram-se, na manhã desta sexta-feira, no aeroporto de Luanda, contra o adiamento, sem aviso prévio, do voo da companhia Royal Air Maroc, que deveria sair de Luanda para Casablanca na noite de quinta-feira.