Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

20 Junho de 2018 | 17h46 - Actualizado em 21 Junho de 2018 | 11h54

Ponte do Panguila será concluída em semana e meia

Caxito - As obras de reforço que estão a ser efectuadas sobre a ponte do Panguila, província do Bengo, poderão estar concluídas dentro de uma semana e meia, segundo o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bengo: Ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, visita trabalhos na ponte do Panguila

Foto: Adão João Pedro

O ministro adiantou este prazo no final de uma visita para se inteirar do andamento dos trabalhos sobre a ponte do Panguila e realçou que recebeu promessas do empreiteiro que a situação será resolvida dentro do programado.

Em relação à edificação da nova ponte do Panguila, o ministro explicou que será enquadrada numa via definitiva e para a sua concretização será feito um concurso público.

Questionado sobre a ponte do Kifangongo, Manuel Tavares de Almeida disse que estruturalmente está boa, mas será feita uma intervenção na plataforma, porque ficou desgastada e para tal há necessidade de se fazer trabalhos de protecção.

Revelou que o país tem cerca de nove mil pontes que devem merecer acompanhamento e monitoramento como está a ser feito agora.

Por seu turno, o engenheiro da empresa fiscalizadora “Armando Rito”, José Rácido, esclareceu que os trabalhos de reforço provisório de emergência estão a decorrer com normalidade e poderão terminar dentro de semana e meia.

O engenheiro aconselhou os automobilistas a cumprir com as restrições no tráfico pesado sobre a ponte, que suporta um peso máximo de 40 toneladas.

Explicou que a ruptura danificou duas vigas transversais na ponte sobre a lagoa do Panguila, localizada na estrada nacional nº 100 entre o posto da polícia, no acesso a Kifangondo e o bairro Panguila, devido à circulação de veículos pesados acima das 40 toneladas. Isso provocou deformações do lado direito da ponte quando se circula no sentido Caxito-Luanda.

Esta situação condicionou a circulação rodoviária num período de cerca de 30 dias para realização de trabalhos de recuperação das infraestruturas danificadas.

Durante este período a circulação está a ser efectuada apenas numa via da faixa de rodagem, estando o trânsito Luanda-Caxito a ser feito normalmente na parte da circulação disponível, enquanto o trânsito Caxito-Luanda foi desviado para a via alternativa indicada no local.

A ponte de betão, construída em 1972, tem cerca 100 metros de comprimento, dez de largura e duas faixas de rodagem. 

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 20/06/2018 15:08:14

    Circulação automóvel na ponte do Panguila interditada a partir das 21h00

    Caxito - A circulação automóvel na ponte do Panguila (sobre o rio Mulenvo), na província do Bengo, estará interdita, a partir das 21 horas desta quarta-feira até às 05h00 de quinta-feira, para trabalhos de reparação, informou hoje o Instituto de Estradas de Angola (INEA).

  • 27/10/2016 06:21:24

    Bengo: Viaturas destruídas durante a guerra serão restituídas

    Caxito - O director provincial dos Transportes, Correios e Telecomunicações do Bengo, Mateus Manuel Diogo, revelou hoje, quarta-feira, em Caxito, que o governo continuará a restituir as viaturas destruídas durante o conflito armado, pelo que solicita calma e paciência dos seus proprietários.

  • 18/11/2015 18:12:07

    Bengo: Taxistas aconselhados a legalizar suas actividades

    Caxito - O director provincial dos Transportes, Telecomunicações e das Tecnologias de Informação do Bengo, Mateus Domingos Diogo Manuel, advertiu hoje, quarta-feira, na cidade de Caxito, os prestadores de serviços de táxi urbana de Caxito a legalizarem a sua actividade.