Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

26 Julho de 2018 | 17h26 - Actualizado em 26 Julho de 2018 | 17h26

ICAO realiza auditorias em Luanda

Luanda - Uma auditoria, no âmbito do Programa Universal de Supervisão e de Segurança, está a ser realizada, desde segunda-feira no aeroporto de Luanda, pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), revelou hoje o director geral do INAVIC, Rui Carreira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministro dos Transportes, Ricardo Abreu visita instalações da TAAG e INAVIC

Foto: Alberto Juliao

Rui Carreira, Director Geral do INAVIC

Foto: Alberto Juliao

Em declarações à Angop, no final da visita do ministro dos Transportes às instalações do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) e da TAAG, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Rui Carreira avançou que a inspecção é uma actividade de rotina, que permite avaliar as capacidades de supervisão em matérias de segurança dos Estados membros.

Este ano a inspecção de segurança aeroportuário é contra actos de interferência ilícita e os procedimentos adoptados pela avaliação irão possibilitar a verificação progressiva do nível de conformidade do Estado, com as normas e práticas recomendadas, a produção de procedimentos, documentação necessária e a análise de factores de risco relacionados com a segurança aeroportuária.

Devido a algumas irregularidades ligadas à segurança aérea, detectadas, há cerca de dez anos, no decorrer da última auditoria da ICAO, o INAVIC passou a constar da safety list desta organização, ficando, desde então, interdito de operar no espaço aéreo da União Europeia.

Sobre a visita do titular da pasta dos Transportes, o director do INAVIC disse que, aproveitou para expor as preocupações do sector relacionadas com o reforço da capacidade do instituto de se afirmar como autoridade aeronáutica, tendo o ministro Ricardo de Abreu prometido trabalhar em conjunto num plano que visa o reforço dessas capacidades.

Rui Carreira lembrou que o processo de certificação do aeroporto de Luanda termina já em finais de Agosto e que o INAVIC já também a trabalhar na certificação do aeroporto da Catumbela, seguindo-se outros em função das solicitações dos gestores.

Mesmo que não estejam certificados, os aeroportos podem operar, porque estão catalogados pelo INAVIC - vocacionado para a supervisão da actividade da aviação civil em Angola, além de regular o acesso ao mercado - que inspecciona periodicamente todos os aeroportos, garantindo a segurança de voos, conclui Rui Carreira.

Assuntos Aeronáutica  

Leia também
  • 29/10/2018 13:38:02

    TAAG com novo horário de inverno

    Luanda - A TAAG, Linhas Aéreas de Angola S.A, opera desde domingo último, 28, com novo horário de inverno, em cumprimento de uma obrigação da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), nas rotas doméstica, regional e intercontinental.

  • 03/08/2018 14:43:07

    Passageiros protestam contra adiamento do voo da Air Maroc

    Luanda - Passageiros de diferentes nacionalidades manifestaram-se, na manhã desta sexta-feira, no aeroporto de Luanda, contra o adiamento, sem aviso prévio, do voo da companhia Royal Air Maroc, que deveria sair de Luanda para Casablanca na noite de quinta-feira.

  • 26/07/2018 19:36:32

    TAAG reforça mercado regional em busca de lucro

    Luanda - A TAAG, Linhas Aéreas de Angola, poderá adoptar medidas "mais agressivas" no mercado regional, visando a sua rentabilização, afirmou hoje (quinta-feira), em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração da companhia, José Kuvíngua