Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

25 Setembro de 2018 | 19h34 - Actualizado em 25 Setembro de 2018 | 19h03

Aeronave da Sonair imobilizada na pista do Soyo

Soyo - Uma aeronave do tipo B-1900 da companhia Sonair proveniente da cidade de Cabinda está desde segunda-feira imobilizada no aeroporto Comandante Ndozi, município do Soyo, província do Zaire, por ter embatido contra um animal doméstico logo após a aterragem.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Avião da Sonair (arquivo)

Foto: Angop

O acidente ocorreu minutos depois do avião com a matrícula D2-FFJ ter-se feito à pista, por volta das 15 horas e 38 minutos, tendo de seguida atropelado um animal doméstico (cabrito) que danificou a hélice do lado direito do aparelho, sem provocar vítimas.
 

Em declarações hoje (terça-feira) à imprensa, a administradora municipal do Soyo, Lúcia Maria Tomás lamentou o sucedido e prometeu trabalhar com as autoridades aeronáuticas locais para se encontrar mecanismos tendentes a evitar a entrada de animais no aeroporto Comandante Ndozi.

Quanto aos buracos existentes na rede de vedação do aeroporto do Soyo e que têm facilitado a entrada de animais na pista, Lúcia Tomás disse ser responsabilidade da ENANA velar pela segurança do perímetro aeroportuário.
 

Entretanto, uma equipa técnica da Sonair  já trabalha nesta cidade para  superar avaria da aeronave, tendo sido já desmontada a hélice danificada, aguardando a sua substituição na próxima quarta-feira, 27.
 

A aeronave transportava 14 passageiros e dois membros da tripulação.

Este é o terceiro incidente no aeroporto do Soyo em menos de dois anos e meio, após o despiste de um avião ligeiro do tipo PA-31 da empresa privada Mavewa, em Julho de 2016 e outro que envolveu um Boeing 737-700 das Linhas Aéreas de Angola (TAAG), com 47 passageiros a bordo no mês de Abril de 2017 sem, no entanto, provocar vítimas mortais.
 

O município do Soyo localiza-se no extremo Noroeste (litoral) da província do Zaire.
 

Leia também
  • 03/08/2018 19:10:31

    Angola: Air Marrocos retoma voo após adiamento de 24 horas

    Luanda - A companhia de aviação civil Royal Air Maroc realizou, no fim da tarde de hoje, sexta-feira, o voo cancelado na quinta-feira, com destino a Casablanca - Marrocos, com os duzentos e vinte e quatro passageiros que se manifestaram nos escritórios da transportadora marroquina.

  • 10/07/2018 21:02:07

    Avião da TAAG deixa Cunene para Luanda

    Luanda - O avião da transportadora aérea angolana TAAG que se encontrava imobilizado, desde segunda-feira, em Ondjiva, Cunene, depois de ter colidido com aves ao aterrar, regressou já a Luanda.

  • 10/07/2018 13:22:41

    Colisão com aves imobiliza avião no Cunene

    Ondjiva - Um avião da transportadora aérea angolana TAAG encontra-se imobilizado, desde a tarde de segunda-feira, no Aeroporto 11 de Novembro, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, depois de ter colidido com aves, quando procedia à aterragem.