Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

23 Janeiro de 2019 | 11h49 - Actualizado em 23 Janeiro de 2019 | 11h47

Angola terá novo modelo de matrícula para viaturas

Luanda - Um novo modelo de matrícula para viaturas, que garante maior segurança, vai ser implementando, em breve, em Angola, anunciou o chefe de Departamento de Telecomunicações e Informática da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, inspector-chefe, Domingos Satcchile.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No anúncio que foi feito via Whatsap do Ministério do Interior, o oficial salienta que a medida está no Decreto Presidencial 202/2016 de 27 de Setembro, que regula as atribuições de chapas de matrículas, para veículos automóveis e seus reboques.

Esclareceu, ainda, que as matrículas actualmente usadas em Angola não contêm nenhum elemento de segurança.

'' Existe um elevado número de falsificação e duplicação de matrículas, o que resulta em elevadas perdas fiscais e quebra na segurança pública '', justificou.

Os dados das viaturas matriculadas, actualmente, estão parcialmente registados em formato electrónico em Luanda, em outros Centros de Atribuições encontram-se em livros, sendo necessária a digitalização de todos os elementos das viaturas numa base central de registos.

Precisou que o novo dispositivo irá suprir todo défice que existe, pois trás consigo elementos de segurança que anteriormente não se faziam acompanhar, como a identificação da placa e outras informações.

'' Em caso de acidentes, a título de exemplo, os automobilistas devem comunicar a DNVT, que ocorreu um acidente, e as autoridades  é que vão, por sua vez, enviar a informação ao centro para poder denunciar o índice de clonagem e falsificações '', explicou.

Avançou que o primeiro Centro de matrículas já se encontra erguido, faltando apenas o seu apetrechamento.

Referiu que serão abertos vários pontos para o procedimento de troca, onde os veículos vão passar por uma inspecção, permitindo analisar se o carro é ou não roubado.

O comando provincial da Polícia Nacional, em Luanda, registou durante o primeiro semestre de 2017, o roubo e o furto de 496 viaturas diversas, das quais 249 foram recuperadas.
 


 

Leia também