Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

16 Maio de 2019 | 17h41 - Actualizado em 05 Junho de 2019 | 11h17

TAAG fecha com êxito auditoria da IATA

Luanda - A TAAG, Linhas Aéreas de Angola, encerrou com êxito o Programa de Auditorias de Segurança da IATA (IOSA), voltando a ter acompanhamento periódico e regular dos seus órgãos, revelou hoje o ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro dos transportes, Ricardo de Abreu

Foto: Pedro Parente

Ao discursar na sessão de abertura do III Conselho Técnico Aeronáutico, que decorre quinta e sexta-feira, em Luanda, Ricardo D'Abreu aproveitou para felicitar a TAAG e recordar a necessidade de se trabalhar no reforço do Sistema da Aviação Civil.

Para o governante, só a conformidade entre o sistema nacional e as normas e práticas recomendadas pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) poderá permitir que Angola se inscreva como HUB regional preferencial no mapa das opções de operações de tráfego, destino ou trânsito e segurança aérea internacional.

Na ocasião, o ministro anunciou a assinatura de um contrato, entre a TAAG e um prestador de serviços de nível mundial que não mencionou, que autoriza a companhia angolana de bandeira a voar para os Estados Unidos da América, sem restrições, dentro de 18 meses.

Considerou que todas estas conquistas se devem à importância estratégica que o governo concede ao sector e que culmina com a recente aprovação de uma nova lei que consagra a criação da autoridade nacional da aviação civil independente.

O ministro disse que o sub-sector da aviação civil pode ter um papel crucial, na dinamização e diversificação da economia nacional, dando mais oportunidades e mais empregos, além de ser capaz de induzir o crescimento de outros sectores importantes como o turismo e o comércio.

Falou, também, das Linhas de Orientação Estratégica para o Sector da Aviação Civil, um projecto do governo que, de entre outros pontos, prevê a transformação da TAAG em sociedade anónima.

No final de Janeiro deste ano, a Taag foi auditada pela IATA, num procedimento que se denomina IOSA, tendo apresentado algumas “não conformidades”, que depois de corrigidas e implementadas culminaram no resultado que a confirma e mantém na qualidade de membro (da IATA) na sua plenitude.

A auditoria IOSA é um sistema de avaliação internacionalmente reconhecido e aceite, para apurar a conformidade das operações de uma companhia aérea.

O III Conselho Técnico do Ramo da Aviação Civil tem como objectivos promover o debate sobre os principais desafios da Aviação Civil, estabelecer pontes entre os provedores de serviços aeronáuticos e o órgão regulador, bem como aprovar um leque de recomendações que permitam elevar os níveis de segurança operacional.

No encontro, que decorre sob o lema “Todos unidos para o reforço do sistema da aviação civil em Angola”, participam o secretário de Estado para a Aviação, Cruz Lima, os PCA e PCE da TAAG, Helder Preza e Rui Carreira respectivamente, assim como o director do Inavic, Gaspar Santos.

Participam, igualmente, directores nacionais dos Transportes, controladores de trafego aéreo, entre outros especialistas do sector.

Assuntos Encontro   TAAG  

Leia também
  • 28/05/2019 14:30:19

    TAAG recertificada para voar sem limitações até 2021

    Luanda - Após cumprimento dos procedimentos legais e concluído, com sucesso, o processo da Auditoria Operacional de Segurança (na sigla em inglês IOSA), levado a cabo pela IATA, a TAAG foi recertificada, segunda-feira, para voar incondicionalmente até ao dia 22 de Maio de 2021.

  • 12/11/2018 20:10:22

    Quatro feridos em incidente com avião da TAAG

    Luanda - Quatro passageiros ficaram feridos, depois da "despressurização súbita" da cabine do Boeing 737-700 da TAAG, que seguia domingo, 11de Novembro, de Luanda à província do Namibe, informou fonte da companhia.

  • 29/10/2018 13:38:02

    TAAG com novo horário de inverno

    Luanda - A TAAG, Linhas Aéreas de Angola S.A, opera desde domingo último, 28, com novo horário de inverno, em cumprimento de uma obrigação da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), nas rotas doméstica, regional e intercontinental.