Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

20 Abril de 2020 | 14h07 - Actualizado em 21 Abril de 2020 | 11h43

Sector dos Transportes necessita de 200 milhões de USD

Luanda - O sector dos Transportes precisa de aproximadamente 200 milhões de USD para reduzir gastos e manter a sustentabilidade das empresas e os postos de trabalho, afirmou, nesta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Aviação Civil, Marítima e Portuária, Carlos Borges.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sector dos Transporte carece de apoio do Estado (Arquivo)

Foto: Henri Celso

Circulação de pessoas e viaturas em Viana, mesmo com a situação da covid-19

Foto: Pedro Parente

Falando no  final de um encontro com operadores do sector,  sobre o impacto económico da covid-19, o responsável avançou que cálculos preliminares, do ponto de  vista do apoio à tesouraria nas empresas do sector, indicam a necessidade de uma ajuda do Estado para a manutenção dos postos de trabalho e sustentabilidades das empresas.

“O que queremos, na etapa seguinte, é que se faça a ligação com a banca comercial, porque este dinheiro tem que vir do mercado e estamos a tentar assegurar esta ponte e a comunicação com os diferentes agentes do mercado”, reforçou.

Adiantou que o estudo indica que, nos próximos seis ou nove meses, as empresas do sector poderão recuperar parte substantiva das perdas, frisando que a perca de receitas pode ascender a 40 ou 50 por cento em Dezembro.

Francisco Paciente, presidente da Nova Aliança dos Taxistas, frisou que a principal inquietação dos associados está ligada à má interpretação feita pelos agentes da Polícia Nacional sobre o Estado de Emergência.

“Estamos a ser ainda mais prejudicados nesta etapa, porque  algumas administrações municipais estão a exagerar nas suas medidas, tal como a Polícia. Até à presente data, foram apreendidas mais de 200 viaturas dos nossos filiados”, afirmou.

Francisco Paciente disse ter recebido do ministro dos Transportes a garantia de abordar, nas próximas horas, com os outros parceiros da Comissão Interministerial  de Combate à Covid-19, para se ultrapassar tal situação.

Durante o encontro orientado pelo titular da pasta, Ricardo de Abreu, foi diagnosticado o estado actual dos transportes aéreos,  ferroviário, rodoviário e marítimo.

Assuntos Transporte  

Leia também
  • 10/04/2020 17:03:34

    COVID-19: TAAG voa excepcionalmente para Cabinda

    Luanda - A transportadora aérea angolana (TAAG) vai realizar, neste sábado e domingo (dias 11 e 12), seis voos excepcionais para Cabinda, levando a bordo no geral mais de 500 passageiros residentes naquela província do norte de Angola.

  • 02/04/2020 15:15:43

    CFB trabalha na recuperação da linha férrea em Capeio

    Cuito - Uma equipa de técnicos dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) já trabalha, desde a manhã desta quinta-feira, na reparação dos 25 metros da linha férrea na localidade de Capeio, município do Cunhinga (Bié), interdita desde sexta-feira (27) devido a progressão de ravinas.

  • 31/03/2020 19:19:45

    Reparação da linha férrea condicionada à mobilização de meios técnicos

    Cuito - Os trabalhos de reparação dos 25 metros da linha férrea na localidade de Capeio, município do Cunhinga (Bié), inicialmente previstos para segunda-feira, estão condicionados à mobilização de meios materiais e técnicos.