Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Transporte

03 Outubro de 2020 | 10h48 - Actualizado em 03 Outubro de 2020 | 11h22

Associação de mototaxistas forma 40 fiscais na Lunda Sul

Saurimo - Quarenta fiscais foram formados, nessa sexta-feira, em matérias sobre prevenção de acidentes, Covid-19 e postura dos utentes das motorizadas na via pública, numa iniciativa da associação provincial de mototaxistas da Lunda Sul, em parceria com os gabinetes da saúde e viação e trânsito.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A associação de mototaxistas na Lunda Sul, criada a 12 de Agosto de 2012,  tem  cadastrados na sua base de dados, mil e 250 motoqueiros, dos mais de cinco mil existentes na região por registar.

Em declarações à ANGOP, o vice-presidente da Associação, Santos Fortunato, afirmou que o objectivo da acção formativa é distribuir os fiscais nas estradas para incentivar os associados a engrenarem nas orientações emanadas pelas autoridades sanitárias e policiais, evitando deste modo acidentes e desacatos no âmbito da situação de calamidade em vigor no país.

Disse que além disso, os associados contribuem através de quota mensal, para adquirir material de prevenção da doença, como máscaras, luvas e bens de primeira necessidade, para ajudar alguns membros adoentados.

Santos Fortunato disse que, desde que foi decretada a situação de calamidade devido à pandemia da Covid-19, mais de 500 motorizadas dos associados foram apreendidas. Deste número, 200 foram devolvidas após pagamento de multa e as restantes aguardam por certificação da documentação.

Quanto a dificuldades, a organização debate-se com a falta de uma sede própria, material informático, mobiliário, meios de transporte, um fundo de maneio para a concretização de vários projectos, com destaque para a aquisição de capacetes para os associados deficientes e não só.

Relativamente às perspectivas, para o ano em curso, a agremiação projecta construir uma sede própria, formar maior número de associados nas escolas de condução da circunscrição, para que os membros adquiram conhecimentos sobre o Código de Estrada, condução e mecânica, a fim de habilitarem-se ao exercício da actividade condignamente.

“Esta iniciativa vai contribuir na melhoria da actividade dos associados, porque a maior parte deles é desempregada, sem recursos financeiros e com baixo nível de escolaridade”, aclarou.

Constam ainda dos projectos a mediação da associação junto da Administração Municipal de Saurimo, para acelerarem o processo de matrícula das motorizadas, obtenção de licenças e doação de sangue à Hemoterapia do Hospital Geral da Lunda Sul e outras unidades sanitárias da região.

Leia também
  • 18/05/2020 18:06:05

    Covid-19: Taxistas em Benguela cumprem medidas

    Lobito - Os mil e setecentos operadores de táxis azul e branco que circulam na província de Benguela estão a cumprir com a obrigatoriedade no uso de máscaras e distanciamento entre passageiros, apurou hoje, segunda-feira, a ANGOP.

  • 13/12/2019 05:52:04

    Novos autocarros facilitam circulação de pessoas e bens

    Saurimo - Seis novos autocarros públicos entraram quinta-feira, em circulação no casco urbano e rotas intermunicipais nos municípios de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo (Lunda Sul), de modos a facilitar a transportação de pessoas e mercadorias.

  • 23/11/2019 02:50:17

    Autoridades responsabilizam automobilistas por vialação das normas

    Saurimo - Automobilistas que infringirem as normas que regulam o serviço de transporte público serão responsabilizados civil e criminalmente pelas autoridades policiais, em virtude de uma parceria com o Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana da Lunda Sul, revelou sexta-feira, o responsável da instituição, Pedro Loloji.