Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Turismo

19 Abril de 2010 | 11h54 - Actualizado em 19 Abril de 2010 | 11h51

Complexo Turístico do Memorial do Rei Mandume clama por reabilitação

Cunene

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


             

Ondjiva - O Complexo Turístico do Memorial do Rei Mandume Ya Ndemufayo em Oihole, município de Namacunde (Cunene), clama por restauração, com vista a melhorar a sua imagem, informou hoje à Angop o director provincial da Cultura, Celestino Vicente.


De acordo com o responsável, que falava a propósito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de Abril, o complexo estava a beneficiar de obras de melhoramento e ampliação durante o ano de 2008, mas por falta de dinheiro os trabalhos estão paralisados, facto que está a ser solucionado pelo Governo Central. Tão logo sejam canalizadas as verbas, disse, os trabalhos podem ser recomeçados.


Segundo informou, a reabilitação do complexo prevê arranjos profundos no túmulo do soberano, aumento da área residencial, construção de uma biblioteca, um museu e uma piscina.


Entretanto, realçou que o Memorial do Rei Mandume foi construído para homenagear a figura do soberano dos povos Ambó e os anónimos que ofereceram uma grande resistência a ocupação colonial na região.


Celestino Vicente fez saber ainda que para além da reabilitação do monumento, existe um projecto de construção de uma estátua do Rei que será desenvolvido pelo Ministério da Cultura. Será erguida na antiga "embala", que na língua local kwanhama significa o "Palácio Político Administrativo" do soberano localizado no centro da cidade de Ondjiva.


A estátua que vai mostrar a figura do Rei Mandume á cavalo branco, com o cão de guarda e a sua arma do tipo mauser, estará virado para o oeste numa altura de 30 metros de altura. Frisou.


Situado a 45 quilómetros da cidade de Ondjiva, o memorial do rei Mandume foi erguido no local onde o rei perdeu a batalha frente aos portugueses e ingleses e foi inaugurado em 2002 pelo presidente da República José Eduardo dos Santos, na presença do ex-presidente da Namíbia San Nuyoma.


 

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 24/07/2018 18:04:27

    Caravana turística “Raid Cacimbo” já na Namíbia

    Ondjiva - Integrantes da caravana turística "Raid Cacimbo-2018", que deixaram nesta segunda-feira o País (Angola), através da fronteira de Santa Clara, província do Cunene, estão já Namíbia, para depois seguirem ao Botwana.

  • 26/05/2018 12:02:22

    Sector privado exortado a investir no turismo

    Ondjiva - O chefe do departamento de Hotelaria e Turismo no Cunene, Fernando Hipunhati, apelou hoje, sábado, em Ondjiva, aos empresários e agentes económicos nacionais e estrangeiros no sentido de investirem no turismo para o crescimento da economia local.

  • 29/09/2016 14:51:01

    Cunene: Complexo turístico do Oihole espera por exploração

    Ondjiva - Um concurso público para explorar o complexo turístico do Oihole, no município do Namacunde (Cunene), está na forja, numa iniciativa da direcção provincial de Hotelaria e Turismo.

  • 28/09/2016 13:13:12

    Turismo no Cunene quer preservar imbondeiro

    Ondjiva - O departamento de hotelaria e turismo no Cunene está a preparar condições para preservar um dos maiores imbondeiros do país, localizado na região do Peu Peu, município do Ombadja, e transformá-lo em ponto de atracção turístico.