Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Turismo

22 Setembro de 2016 | 20h13 - Actualizado em 23 Setembro de 2016 | 10h40

Angola: Pista de Rali Raid vai impulsionar turismo desportivo na Quiçama

Luanda - O município da Quiçama, na capital angolana, poderá tornar-se no principal pólo do turismo desportivo de Angola, como consequência da inauguração, no primeiro semestre do próximo ano, na localidade, da primeira pista oficial no país para corrida de Rali Raid.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bruno Miguel, director da BMP (Bruno Miguel Pegado Limitada).

Foto: angop

Animais presentes no parque Nacional da Quissama

Foto: Lucas Neto

A convicção é do director Executivo do Grupo BMP (um dos mentores da iniciativa), Bruno Miguel, para quem a infra-estrutura estimulará muitos turistas a afluírem à zona visada pelo projecto, quer para assistir corridas do campeonato nacional da modalidade, quer para campismo.

Em declarações hoje à Angop, a propósito de uma visita (este sábado – dia 24) ao espaço, com distintas individualidades e jornalistas, o responsável sublinhou que a pista fomentará o turismo, em geral, na Quissama porque agregar-se-á a outras potencialidades e/ou riquezas naturais da circunscrição.

Neste particular, destacou o Parque Nacional da Quiçama, devido à sua encantadora fauna e flora; o Rio Kwanza, onde se pratica diferentes tipos de desportos aquáticos; o Miradouro da Lua e o Complexo Turístico do Mangais, que tem sido aproveitado para a prática do Golf, Safari, Hipismo e gravação de vídeos clipes.

“O objectivo é criar, a nível nacional, uma rede de parques para campismo e várias pistas espalhadas por todo o país para as provas oficiais do rali e em simultâneo propiciar momentos para o turismo desportivo e recreativo, factores que também ajudarão a solidificar a unidade nacional” – augurou.

Relativamente à excursão de sábado disse: “com esta actividade e espírito aventureiro pretendemos saudar o dia mundial do turismo (27 de Setembro) e mostrar aos nossos dirigentes e população em geral a delícia da prática do campismo que se traduz em turismo”.

De acordo com o interlocutor, a pista (projectada para cinco mil metros) e o evento do dia 24 são demonstrações do que se pode fazer em termos de turismo em Angola, e de como muitos dos imensos espaços que o país detém podem ser aproveitados para a prática do turismo desportivo e familiar.

O Complexo Turístico dos Mangais e o CARR (Campeonato Angolano de Rally Raid) são as outras entidades envolvidas neste projecto, que deverá estar concluído no primeiro semestre de 2017.

Quiçama é um dos mais recentes município da capital de Angola, a par de  Belas e Luanda, tendo sido transferido da província do Bengo no seguimento da reforma administrativa das duas províncias em 2011 (lei 29/11, de 1 de Setembro). A sede do município é a vila de Muxima.

Tem doze mil e 46 quilómetros quadrados e cerca de trinta mil habitantes, sendo limitado a Norte pelos municípios de Viana e Icolo e Bengo, a Este pelos municípios de Cambambe, Libolo e Quibala, a Sul pelos municípios de Quilenda e Porto Ambuím e a Oeste pelo Oceano Atlântico.

Assuntos Ecoturismo  

Leia também
  • 31/08/2018 19:30:54

    Inaugurada primeira rota turística no perímetro do KAZA

    Luanda - Um grupo de turistas angolanos, afecto à Social Team, realizou a primeira aventura "Raid Cacimbo" dentro perímetro do projecto de conservação transfronteiriço "Okavango-Zambeze" (KAZA), percorrendo mais de cinco mil quilómetros, de carro, durante 16 dias.

  • 31/07/2018 06:30:33

    Responsável destaca importância dos locais e sítios turísticos

    Uíge - O coordenador da área administrativa do Instituto Médio de Administração e Gestão do Uíge, Tokolenda João Carlos, destacou segunda-feira, nesta cidade, a importância dos sítios e locais históricos na preservação e promoção da cultura e do ecoturismo no país e da região do Uíge em particular.

  • 29/09/2016 11:45:10

    Destacada importância dos guias turísticos no ecoturismo

    Luanda - O presidente da Associação Ecológica Futuro Verde, Simão dos Santos, destacou hoje, quinta-feira, em Luanda, a importância dos guias turísticos para o auxílio e crescimento do ecoturismo.