Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Turismo

26 Setembro de 2020 | 16h13 - Actualizado em 28 Setembro de 2020 | 12h02

Ministra quer turismo ao serviço do desenvolvimento rural

Luanda - A ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, destacou, neste sábado, a necessidade de se olhar para o turismo como uma janela para o mundo rural.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa

Foto: Foto cedida

De acordo com a ministra, em mensagem sobre o Dia Mundial do Turismo, o sector pode, de certa medida, contribuir para o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, tendo como foco o combate à fome, à pobreza extrema, ao êxodo rural e às assimetrias regionais.

Para Adjany Costa, as valências da fauna e flora, bem como os valores culturais dos povos são activos que podem ser aproveitados em favor do desenvolvimento das comunidades rurais em Angola, apontando para a necessidade de se rever as políticas turísticas para se valorizar os territórios rurais, em todas as suas dimensões, colocando-os no centro do desenvolvimento.

“É bem verdade que, bem explorado com estratégias eficazes, o Turismo Nacional pode ser uma grande força (alternativa à agricultura) para o alavancar da economia rural”, reforçou a governante.

Conforme a ministra, devido ao facto de as comunidades rurais estarem despreparadas para lidar com as exigências do turismo e com alguns impactos negativos que podem dele advir, devido a vários factores, dentre eles os seus modos de vida, os níveis de renda muito baixos e a iliteracia digital devem ser ajudados para sobreviver e preservar o património.

Apesar das dificuldades impostas pela Covid-19, Adjany Costa adianta que o Governo olha para o futuro com optimismo e esperança.

A reabertura, com segurança da actividade turística, adiantou, só será possível com o engajamento de todos (agentes públicos e privados, parceiros sociais e pessoas singulares).

Reiterou a necessidade da criação de oportunidades fora dos grandes centros urbanos  e a preservação do património cultural e natural para se colocar o turismo ao serviço do desenvolvimento rural.

Para a ministra, a afirmação de Angola como destino turístico carece da (re)definição de uma estratégia clara, realista e congregadora, com micro-acções que gerem resultados macros, através de parcerias internas.

O Dia Mundial do Turismo foi instituído durante a III Sessão da Assembleia-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) em Terramolinos, Espanha, em Setembro de 1979. A sua comemoração começou somente em 1980, no dia 27 de Setembro.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 23/09/2020 08:55:18

    Projectos turísticos na região do Okavango em vias de aprovação

    Luanda - O presidente do conselho de administração da Agência Nacional para a Gestão da Região do Okavango, Rui Lisboa, defendeu, nesta quarta-feira, a necessidade de investimentos públicos para a melhoria dos acessos, construção de infra-estruturas e instalação de serviços básicos, para viabilizar os investimentos em projectos turísticos na região angolana.

  • 30/11/2019 21:30:23

    Província do Bengo ganha guias turísticos

    Luanda - A província do Bengo ganhou, neste sábado, nove guias turísticos no âmbito da implementação do projecto "Apostar no Aviturismo".

  • 14/09/2019 08:20:59

    Zimbabwe: Angola mostra danças da região Lunda em Bulawayo

    (Da enviada especial) - A exibição de danças da região Lunda marcou, nesta sexta-feira, a apresentação de Angola na cerimónia de abertura e encerramento da 12º edição da Feira Internacional de Turismo realizada em Bulawayo, Zimbabwe.