Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Discursos dos Presidentes » Discurso pronunciado na província da Lunda Sul

Discurso pronunciado na província da Lunda Sul

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

13/08/2012 - Discurso pronunciado na província da Lunda Sul

CAROS AMIGOS E COMPATRIOTAS,

Um processo político muito importante está a decorrer no nosso país. No dia 31 de Agosto deste ano os angolanos vão votar para escolher o Presidente da República, o vice-presidente e os deputados que vão dirigir Angola nos próximos cinco anos.
 
Os partidos políticos foram aprovados pelo Tribunal Constitucional para apresentarem a sua lista de candidatos. A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) já mandou fazer os boletins de voto que vai entregar aos eleitores nas mesas de voto no dia 31 de Agosto para eles votarem.
 
No boletim de voto estão as caras dos candidatos a Presidente da República, ao lado de cada cara está a bandeira do seu partido, e ao lado da bandeira, um quadrado vazio onde o votante deve pôr um X ou o dedo molhado em tinta se não souber ler nem escrever. No boletim, o MPLA é o número dois. É o dois da vitória.
 
O dia 31 de Agosto vai ser um momento importante e decisivo para o futuro imediato de Angola. Temos que escolher bem. Uma escolha mal feita pode comprometer o nosso futuro.
 
Peço aos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA e aos eleitores em geral para fazerem a escolha certa. Eu já ouvi e vi os programas de todos os partidos. Ouvi também as suas promessas e considero que a escolha certa é mesmo o MPLA.
 
O MPLA não apresenta só ideias gerais e abstractas. O MPLA já explicou como é que vai aplicar na prática os seus planos de trabalho para melhorar a qualidade do ensino nacional e dos cuidados de saúde.
 
Vamos acelerar a formação e reciclagem de professores do ensino primário e secundário e a formação e qualificação de docentes para o ensino superior. Vamos formar e qualificar mais médicos e pessoal paramédico e capacitar os gestores e administradores hospitalares.
 
De um modo geral, já temos pronta uma nova estratégia de formação de quadros, que visa criar durante o próximo mandato o homem novo com conhecimentos e habilidades que o nosso rápido desenvolvimento está a exigir.
 
Estamos assim a pensar nas nossas crianças e nos nossos jovens, abrindo portas e espaços para que tenham uma boa formação e possam ajudar o povo a construir um futuro melhor.
 
Eu não preciso de ser muito longo. Vocês conhecem o Programa Eleitoral do MPLA. Os outros partidos também já apresentaram os seus programas. Disseram que podem governar melhor que o MPLA e prometem resolver todos os problemas como se fossem mágicos. Essa cantiga é boa. Mas quem é esperto não se deixa levar. Quem tem experiência é o MPLA. Quem tem mais quadros capazes é o MPLA.
 
O MPLA não precisa de mentir, de insultar ou caluniar quem quer que seja. O MPLA tem responsabilidades históricas, é um partido sério e responsável que aceita o jogo democrático em pé de igualdade com todas as outras forças políticas.
 
O MPLA é o partido da verdade, ama o povo angolano e luta pelo seu bem-estar e é por isso que tem o apoio do povo.
 
O povo angolano vai dar a vitória ao MPLA.