AIA denuncia dumping na indústria panificadora na Huíla

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 12 Abril De 2024    16h57  
Pão em carcaça
Pão em carcaça
DR

Lubango - A Associação Industrial de Angola (AIA) denunciou hoje, sexta-feira, no Lubango, que a maior parte das panificadoras da Huíla, geridas por estrangeiros, uniu-se e pratica o dumping, em prejuízo dos consumidores.

O dumping é a comercialização de produtos a preços abaixo do custo de produção, uma opção para eliminar a concorrência e conquistar uma fatia maior de mercado.

Em declarações à ANGOP,  o delegado da AIA na Huíla, Francisco  Chocolate, realçou que eles manipulam os preços a favor de um bloco pequeno de empresários e a província ressente-se, porque mais de 90% das panificadoras são de cidadãos eritreus, malianos e  libaneses.

Detalhou que actualmente são, igualmente, os  mesmos que fornecem a matéria-prima, que, também, é maioritariamente é absorvida por eles, “numa autêntica concorrência desleal com os angolanos”.

“O pão é  um  alimento indispensável nas mesas dos huilanos, portanto não é sensato que esse produto ou a sua produção esteja  somente na mão de estrangeiros”, aludiu.

Essa denúncia, conforme a fonte, não deve ser entendida como um discurso que promove xenofobia, mas  solicita que todos actuem no mercado em pé de igualdade, reduzindo  deste modo, a concorrência desleal.

Sublinhou que ser necessário a criação de  leis proteccionistas para o sector industrial, a fim de haja mais investimento.

Uma das  causas que levam ao dumping, segundo o dirigente, é a “deficiente” fiscalização da ANESA e da AGT.

Lamentou os factos das  padarias  de nacionais  estarem  a  obedecer  a certificação de higiene, os limites  de pagamento acima ou a base do salário mínimo, mas essa disciplina não se verifica nos estrangeiros. BP/MS





Notícias de Interesse

PR já nas Comores para investidura de Assoumani

Domingo, 26 Maio De 2024   08h52

Trajectória política da União das Comores

Domingo, 26 Maio De 2024   08h36

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

Ministro destaca resiliência no dia de África 

Sábado, 25 Maio De 2024   18h15

+