Angola na Cimeira Africana da IDA 

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 29 Abril De 2024    01h35  
Ministro do Planeamento, Víctor Hugo Guilherme
Ministro do Planeamento, Víctor Hugo Guilherme
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - Aspectos relativos à visão estratégica de Desenvolvimento de África dominaram este domingo, em Nairobi, Quénia, o primeiro dia da Cimeira de Chefes de Estado africanos da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), na qual Angola está representada pelo ministro do Planeamento, Victor Guilherme.

Uma nota da Embaixada de Angola no Quénia refere que o arranque dos trabalhos foi dedicado a delegações ministeriais, das Finanças, que defenderam uma voz colectiva quanto à visão estratégica de desenvolvimento do continente, devendo as prioridades serem acauteladas na IDA.

Ressaltaram o aumento de financiamento para acelerar a construção de infra-estruturas, o fomento de emprego para a juventude, a energia, o acesso as novas tecnologias, bem como a integração digital, contribuições que podem colocar o continente na rota do desenvolvimento.

Ao falar à imprensa, Victor Guilherme disse que as prioridades definidas por África vão de acordo com as do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), gizado pelo Executivo angolano, tendo sublinhado o desenvolvimento do capital humano e a segurança alimentar como exemplos.

Lembrou que o continente não atingirá rapidamente o desenvolvimento sem a paz, pelo que, referiu, a experiência de Angola pode contribuir para a resolução de conflitos em África.

Realizada no Centro de Convenções Kenyatta, a reunião dos ministros das Finanças visou analisar agenda da Cimeira e discutir as  principais ideias, que farão parte do comunicado final, a serem submetidas, esta segunda-feira (29), no encontro de Chefes de Estado e de Governo.  

A cimeira da IDA para África é um evento que reúne Chefes de Estado e de Governo africanos dos países membros desta associação e altas entidades do grupo Banco Mundial (BM). 

A Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) é uma instituição do Banco Mundial, criada em 1960, que ajuda os países mais pobres do mundo, tendo como foco reduzir a pobreza através da concessão de empréstimos com juros zero ou baixos (conhecidos como “créditos”) e subvenções para programas que estimulem o crescimento económico, reduzam as desigualdades e melhorem as condições de vida das pessoas. VC





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+