BDA financia 81 projectos do turismo no país

     Economia           
  • Huíla     Segunda, 06 Maio De 2024    11h02  
Vivaldo Quitongo, delegado regional Sul do BDA
Vivaldo Quitongo, delegado regional Sul do BDA
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango - Pelo menos 20.2 mil milhões de kwanzas já foram disponibilizados pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) para a efectivação de 81 projectos do sector do turismo em todo o país, desde 2006.

Destes projectos, 77 são da linha de financiamento do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), nos últimos dois anos e quatro são do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND), gerido pelo BDA, desde 2006.

Ao abordar esse assunto, no fim-de-semana, na apresentação do terceiro painel “O papel das instituições financeiras para apoio aos projectos tiristicos”, na Bolsa Internacional do Turismo (BITUR), o delegado regional Sul do BDA, Vivaldo Quitongo, referiu que o PAC financiou em todas as províncias do país.

No âmbito do financiamento, destacou que a nível da delegação regional Sul (Huíla, Namibe e Cunene) o BDA suportou oito projectos avaliados em mais de 380 milhões de kwanzas, dos 3.2 mil milhões dos projectos.

Já o FND do BDA, segundo Vivaldo Quitongo, custeou projectos nas províncias de Cabinda, Luanda e Benguela desde 2006, altura da abertura do banco, num financiamento de 16.9 mil milhões de kwanzas.

Fez saber que no PAC haverá incremento nos desembolsos, pois estão com um número global superior a cem projectos.

“Estamos muito focados na recuperação do crédito, na cobrança dos projectos do PAC, porque o primeiro grupo maioritariamente já venceu, daí estarmos no período do reembolso dos créditos, no sentido de poder continuar com os desembolsos”, explicou.

Vivaldo Quitongo referiu que a instituição bancária está mais focada no sector primário, mas não descarta a possibilidade de financiar os serviços, incluindo o turismo.

Reafirmou não fazer parte directamente do Plano nacional de fomento ao Turismo (PLANATUR), mas o BDA vai continuar a apoiar o turismo, através dos serviços e por via PAC e FND.

Para além  do tema sobre "O papel das instituições financeiras para apoio aos projectos turísticos", A BITUR debateu mais dois painéis, nomeadamente "O papel do Estado na dinamização do turismo" e  "Articulação multissectorial para um desenvolvimento harmonioso do turismo", num evento que decorreu de dois a quatro do mês em curso. EM/MS





+