BNA foca-se no reforço de literacia financeira para jovens

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 18 Março De 2024    17h25  
Banco Nacional de Angola
Banco Nacional de Angola
Pedro Parente

Luanda – O reforço da literacia finaceira à população, com destaque para os mais jovens, bem como a criação de um sistema financeiro mais estável, com capacidade para alavancar o desenvolvimento sócio-económico do país constam das principais prioridades do Banco Nacional de Angola (BNA), nos próximos tempos.

Segundo o vice-governador do Banco Central, Pedro Castro e Silva, a concretização dessa meta surge pelo facto de existir um índice de conhecimento financeiro ainda baixo por parte dos angolanos, com cerca de 43,7 por cento da população.

O responsável, que falava durante a 12ª edição da Semana Global do Dinehiro, que decorre de 18 a 23 deste mês, em Luanda e nas demias delegações regionais do BNA, apontou a capacitação contínua como um dos caminhos ideal para concretização do reforço da literacia financeira, em Angola.

Reconheceu ser um percurso ainda longo por trilhar, que pode ser alcansado com passos firmes e investimento no conhecimento.

Na ocasião, destacou os  jovens como os precursores do desenvolvimento, tendo em conta as habilidades que possuem no manuseio das novas tecnologias.

Quanto ao evento sobre a Semana Global do Dinehiro, Pedro Castro e Silva disse que a presente edição dedica especial atenção aos serviços digitais e electrónicos, com a divulgação e dinamização dos instrumentos de pagamento moderno e de fácil utilização, adaptado à realidade da população bancarizada.

Referiu que essa actividade mostra a importância que se dá à educação financeira dos mais jovens, plantando sementes que permitirão ter no futuro de uma sociedade mais culta e inclusiva , capaz de tomar as decisões financeiras mais  assertivas e proteger-se contra incertezas e adversidades.

“Nesta semana, o BNA vai focar-se, totalmente, na garantia de acesso aos principios fundamentais da educação e  inclusão financeira para as crianças e jovens, através de palestras, demonstrações, jogos e brincadeiras, visando despertar o interesse dessas feranjas da sociedade”, reforçou.

Durante seis dias, nas províncias de Luanda, Cabinda, Malanje, Huambo, Huíla, Namibe, Cunene,  Cuanza-Sul, Moxico, Uíge e Cuando-Cubango vão ser realizadas palestras de educação financeira, campanhas de sensibilização para abertura de contas bancárias e de moeda electrónica, com a participação dos supervisores do sistema financeiro, bancos, prestadores de serviços de pagamentos móveis, parceiros do sector público e privado.

Constam também da agenda dessa semana, actividades educativas sobre literacia financeira e digital, permitindo aos participantes reforçar conhecimentos sobre a gestão de finanças pessoais, poupança, investimento, seguros, pagamentos móveis e impostos, com o objectivo de prevenir o público-alvo sobre a gestão segura do dinheiro e promover a compreensão dos desafios e oportunidades dos serviços financeiros digitais.

Estabelecer as bases para se tomar as melhores decisões e efecctuar boas escolhas de  uma forma consciente sobre as finanças pessoais, capacidade de planear o futuro e investir em finanças a médio e longo prazo, assim como conhecer os instrumentos modernos também fazem parte dos objectivos.

A Semana Global do Dinheiro é uma iniciativa coordenada pela Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Económico (OCDE), que se realiza todos os anos, desde 2012, em mais de 176 países, com a finalidade de consciencializar as pessoas, sobretudo os jovens sobre as principais temáticas relacionadas com a literacia financeira.

O certamne serve, igualmente, de oportunidade para juntar instituições financeiras, de ensino, do sector público e privado, associações e representantes da sociedade civil, em prol da educação e inclusão financeira. ML/QCB





Notícias de Interesse

+