Vice-governador quer mais investimentos no sector mineiro

     Economia           
  • Cabinda     Domingo, 28 Abril De 2024    12h19  
Vice-governador de Cabinda para o Sector Económico, Macário Romão Lembe
Vice-governador de Cabinda para o Sector Económico, Macário Romão Lembe
Cedida

Cabinda - O Vice-governador de Cabinda para sector Económico, Macário Lembe, apelou à classe empresarial nacional e estrangeira a apostarem no sector mineiro da província.

O vice-governador teceu tal apelo na abertura da conferência sobre "Evolução e Perspectivas da Actividade Mineira em Cabinda", promovida pela secretaria provincial da Industria, Recursos Mineiras e Petróleo, para saudar o dia do Trabalhador Mineiro, comemorado sábado.

Macário Lembe afirmou que à actual realidade sócioeconómica da província e do país é caracterizada pela dinâmica do mercado e por um crescimento económico, que clama cada vez mais por investimentos privados.

Indicou a existência de um grande potencial mineiro no subsolo de Cabinda, como petróleo, gás natural, fosfato, mercúrio, inertes, rochas fácticas, asfalto betuminoso, granito, calcários, ferro, entre outros, que precisam de investimentos.

Expressou o interesse do Estado com o sector mineiro, no aumento de emprego, arrecadação de receitas fiscais, combate a pobreza e a melhoria das condições de vida das populações.

Recomendou aos titulares de direitos mineiros na província, à assegurarem o emprego e a formação de técnicos e trabalhadores angolanos, preferencialmente os que residem nas áreas das suas concessões mineiras.

Durante a conferência foram abordados os temas "Crimes contra o meio ambiente" e "Evolução dos projectos da Mineração do Lufo e de Buco-Zau".JFC/ASS

 





+