Jovens com possibilidades de beneficiar de formação sobre liderança

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 03 Maio De 2024    16h56  
Jovens participantes à formação sobre empreendedorismo na Lunda Sul
Jovens participantes à formação sobre empreendedorismo na Lunda Sul
DR

Luanda – Os jovens angolanos interessados a exercer a liderança em diversos sectores, com destaque para o empreendedorismo, poderão, nos próximos tempos, beneficiar de formação e orientação profissional, com vista ao reforço das suas habilidades e desenvolvimento de pequenos negócios.

A pretensão foi manifestada esta sexta-feira, em Luanda, pelo director-geral adjunto do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), José Mateus, no quadro do workshop sobre Liderança e Transformação Juvenil, promovido hoje pela Associação Angolana "Muiji LAB".

Em declarações à ANGOP, a fonte disse que a ideia é disseminar o conhecimento nos mais variados seguimentos, através da mentoria, para que os jovens tenham acesso à orientação dos seus projectos, com destaque para o empreendedorismo juvenil.

Com isso, avançou, a grande transformação que se quer da juventude parte da liderança interna, ou seja, o próprio beneficiário deve ter interesse e estar animado para que efectivamente compreenda os passos para a sua realização.

José Mateus lembrou que o Programa de Orientação Económica da Juventude, sob tutela do IAJ, facilita a inserção dos jovens na vida activa para que, através de suas  iniciativas, inteligência, criatividade e inovação, consigam desenvolver projectos e  negócios que lhes permitam uma efectiva integração económica.

Relativamente a questão financeira, referiu que a instituição tem parceria com o Banco de Desenvolvimento Africano, Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), FACRA e algumas agências  de micro crédito, enquanto para certificação conta com o Instituto Nacional de Apoio à Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

Sublinhou que, em função das necessidades dos jovens, o IAJ  tem vários programas para dar resposta, apoio, suporte e orientação a esta franja, para desenvolver ideias, projectos e negócios.

Por seu turno, a presidente da Muiji LAB,  Yvette Fonseca, reconheceu que Angola tem muitos jovens com capacidade de liderar, mas ainda “não foram revelados”.

Com esse potencial, assegurou que a associação oferece uma oportunidade para futuros jovens interessados a exercer a liderança em Angola.

“A liderança parte de dentro, porém, devem ser promovidos programas que permitam aos jovens mostrarem as suas qualidades e ampliar os seus conhecimentos”, reforçou.

O workshop sobre Liderança e Transformação Juvenil, que serviu para os jovens trocarem experiências, enquadrou-se na materialização do Programa de Orientação Económica da Juventude Angolana (PROEJA) do IAJ, através do projecto “Meu Padrinho, Meu Mentor”, em parceria com a Associação Juvenil Muiji LAB.

A Muiji LAB é uma associação sem fins lucrativos, voltada para  a liderança, que conta com 400 associados. ML/QCB





+