Recredit recupera cerca de 77 mil milhões de kwanzas

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 08 Maio De 2024    13h20  
Notas de kwanzas
Notas de kwanzas
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - Cerca de 77 mil milhões de kwanzas foram recuperados pela Recredit, em 2023, representando 27% do valor total investido (Kz 288 mil milhões), informou esta terça-feira, em Luanda, a administradora do Executiva da instituição, Mirían Ferreira.

Ao falar na cerimónia de apresentação dos resultados do exercício económico do ano transacto, a administradora sublinhou tratar-se de duas carteiras adquiridas ao Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Explicou que a primeira carteira foi adquirida ao BPC por 231 mil milhões de kwanzas, dos quais a Recredit recuperou Kz 4 mil milhões, equivalente a 2% do investimento.

Já a segunda carteira de crédito foi obtida no valor de Kz 57 mil milhões, tendo sido recuperados Kz 73 mil milhões, o que representa 127% do valor investido.

Mirían Ferreira informou que, no ano transacto, foram negociados 327 processos, de um total de 476, com um peso de 64%, sendo que em contencioso foram 149 processos (36%).

Deste número que se encontra no departamento de contencioso, 38 tramitaram para acção judicial, representando 73% do total de processos do referido departamento.

Os dados apresentados mostram que a Recredit registou uma taxa média de crescimento das receitas operacionais de 147%, de 2020 até 2023, considerando a performance de recuperação durante o último quadriénio.

A administradora disse que apesar do contexto desafiante de elevada incerteza ao nível macroeconómico e geopolítico, a actividade da Recredit teve um desempenho positivo, tendo terminado o ano com um resultado líquido de Kz 48,99 mil milhões e um crescimento quer do activo, como do capital próprio de 23%, comparativamente ao ano de 2022.

Para o exercício económico de 2023, a Recredit apresenta um rácio de liquidez imediata de 19%, justificado pela estratégia de rentabilização da empresa.

Já o rácio da autonomia financeira é de aproximadamente 100%, sendo que apresenta uma rentabilidade do capital próprio (ROE) de cerca de 18%, mantendo-se equiparada à média dos rácios apresentados pela banca nacional.

Salientou que, para o ano de 2024, a empresa continuará empenhada na gestão rigorosa e eficiente dos seus recursos e propõe-se a alcançar a meta de recuperação de Kz 28,50 mil milhões.

A Recredit, craida em 2017, é uma empresa de assessoria especializada na cobrança e recuperação de créditos que presta serviços operando carteiras de cobrança.

A mesma consolida-se no mercado administrando de forma personalizada carteira de cobrança, recuperando valores e clientes junto às necessidades do credor. HM/VC





Notícias de Interesse

+