MED aposta na transversalidade da educação especial nos subsistemas de ensino 

     Educação           
  • Bié     Sábado, 04 Maio De 2024    21h41  
Alunos da escola primária nº13 Ngandjandumbu, na ombala Chiteva, no município do Mungo, província do Huambo
Alunos da escola primária nº13 Ngandjandumbu, na ombala Chiteva, no município do Mungo, província do Huambo
Zeferino Zinga-ANGOP

Cuito – A aposta no aumento da transversalidade da educação especial em todos os subsistemas de ensino consta entre os principais desafios do Ministério da Educação (MED), com objectivo de garantir a inclusão escolar efectiva das pessoas portadoras de deficiências.

A afirmação é do director do Instituto Nacional de Educação Especial (INEE), Laureano Sobrinho, que apresentava no II Conselho Consultivo do MED, encerrado hoje, sábado, o balanço dos primeiros cinco anos da implementação da Política Nacional de Educação Especial orientada para a Inclusão Escolar.

Esta medida, segundo fez saber, visa assegurar que haja alunos com necessidades especiais matriculados em todos os subsistemas de ensino, desde o pré-escolar ao superior, para que se tenha uma verdadeira inclusão.

Ainda em termos de desafios, apontou a conversão de todas as escolas em instituições com condições para a inclusão, para que se possam acolher as diversidades humanas, respeitar e prestar atenção a todas as diferenças.

Quanto ao balanço dos primeiros cinco anos da implementação da Política Nacional de Educação Especial orientada para a Inclusão Escolar, afirmou ter se registado um grande ganho, fundamentalmente a nível do acesso de novos alunos.

Disse ter havido um maior número de alunos matriculados, comparativamente ao período anterior, com o registo, no presente ano lectivo (2023/2024),  de 44 mil e 916 crianças com deficiência em todo sistema de ensino.

No capítulo da rede escolar, referiu que o país possui, actualmente, mil e 644 escolas inclusivas, das quais 22 núcleos de apoio à inclusão.

Disse também ter se registado ganhos na melhoria das acessibilidades, não só física como também de comunicação, com o aumento de intérpretes no país.

No que diz respeito aos professores, adiantou existir um grande número de profissionais capacitados, sendo que a meta é abranger, de forma gradual, todos que participam no processo de ensino e aprendizagem.

Lourenço Sobrinho fez saber que as acções voltadas para a materialização da educação inclusiva são abrangentes ao sector privado, no sentido de responder melhor esta população, cujo tratamento impõe-se no âmbito da salvaguarda dos direitos humanos.

Questionado sobre o contributo dos parceiros sociais nesta vertente, disse ser positiva, sobretudo das famílias e dansociedade em geral, na garantia do direito à educação de pessoas com deficiência, não obstante ainda ser um problema que enferma muitos tabus.

O responsável, que apresentou igualmente as perspectivas da Política Nacional de Educação Especial orientada para a Inclusão Escolar, salientou que as metas passam, entre outras, no reforço da informação e sensibilidade das comunidades sobre os aspectos ligados à educaçãoninclusiva. 

O II Conselho Consultivo do MED realizado na cidade do Cuito, capital da província do Bié, de 02 a 04 de Maio, decorreu sob o lema: "Professores de que precisamos para a educação que queremos – O imperativo global para inverter a escassez de professores” .

O mesmo foi orientado pela ministra da Educação, Luísa Grilo. VKY/PLB





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