Huambo chora morte do músico Justino Handanga

     Cultura           
  • Huambo     Segunda, 18 Março De 2024    11h41  
Cantor, Justino Handanga
Cantor, Justino Handanga
DR

Huambo – Agentes culturais da província do Huambo consideram o músico Justino Handanga, falecido, esta segunda-feira, em Luanda, como um verdadeiro promotor e divulgador dos hábitos e costumes, que soube internacionalizar a identidade do povo ovimbundu.

O músico, de 55 anos de idade, faleceu no Complexo Hospitalar Cardio-Pulmonar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, para onde havia sido transferido na última semana.

Em declarações à ANGOP, o director da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Jeremias Piedade Chissanga, disse tratar-se de uma perda irreparável para a cultura nacional, sobretudo, do Huambo, pois Justino Handanga foi um músico que sempre velou pela valorização da identidade cultural do povo ovimbundu.

Considerou o malogrado músico como um agente cultural completo que sempre trabalhou para a valorização, conservação e divulgação da cultura local, por ter contribuído, grandemente, na internacionalização da língua nacional umbundu, onde se destaca a sua actuação, em 2010, nas comemorações do Dia da Independência Nacional a nível das embaixadas angolanas, decorrido em Itália.

“Perdemos não só um músico, mas, também, uma pessoa de trato fácil e de inúmeras qualidades humanas, cuja dimensão obriga as autoridades a retribuírem o seu legado, talvez com a construção de um monumento ou com a criação do Prémio cultural Justino Handanga”, enfatizou.

Sem adiantar o pormenor das exéquias, Jeremias Piedade Chissanga, disse estarem a trabalhar para a transladação do corpo que, em princípio, deverá ser enterrado no município do Bailundo, terra natal do músico.

“Quanta tristeza (…) acabo de receber a notícia do falecimento do nosso irmão e amigo Justino Handanga. É uma perda, absolutamente, irreparável pois, enquanto nação cultural ficamos mais pobres e seremos menos nos próprios, por isso, vou continuar a ouvi-lo como forma de homenagem e perpetuar a sua grata memória”, lamentou o antigo governador do Huambo, João Baptista Kussumua.

A cantora Edna Mateia, que partilhou várias vezes o palco com o malogrado músico, disse ter perdido a sua principal referência artística.

“Apesar de sabermos que Justino Handanga estava doente, pensamos que deveria vencer, mais uma vez,  esta crise de diabetes, mas, infelizmente, desistiu de lutar”, lamentou.

O músico João Baptista Joly descreveu Justino Handanga como um homem íntegro, que nunca se negou em actuar com a nova geração, apesar ter sido um artista de renome internacional.

Lembrou que o malogrado músico, descoberto por si em 1991, no município do Bailundo, contribuiu, também, para o crescimento de muitos artistas da nova geração.

Castelo Ekuikui, embaixador do Reino do Bailundo, disse ser uma perda sem substituição, pois Justino Handanga assumiu-se, naturalmente, como porta-voz dos hábitos e costumes do povo umbundu.

Para si, o malogrado músico, a quem considerou de "mano e amigo", foi um dos melhores filhos do Reino do Bailundo, que fazia a vontade dos ancestrais, quer seja pelas visitas à Ombala e ou à Administração local, quer pela referência dos hábitos e costumes nas suas canções.

O promotor de eventos, José Catumbela, disse que a morte de Justino Handanga representa “um duro golpe”, pois tinha um espectáculo marcado para 28 de Abril próximo, que servia para homenageá-lo.

“Perdemos um ícone e um artista intemporal, que ainda tinha muito para dar aos angolanos que muito o amavam”, lamentou.

Por dentro

Justino Handanga, um nome que dispensa apresentações no panorama musical nacional, com um vasto repertório e vários sucessos,  nasceu a 1 de Janeiro de 1969, na aldeia de Ndoluka, comuna da Luvemba, município do Bailundo, província do Huambo.

Possui dois discos no mercado musical, sendo o primeiro “Ondjonguele Ya Telisiwã (Alvo Atingido) ”, lançado em 2004 e o segundo “ Homenagem ao empresário Valentim Amões”, lançado em 2011.

Participou, em 2005, da 15ª edição do Top dos Mais Queridos da Rádio Nacional de Angola, ficando em 3° lugar, com a conhecida música “Paulina” e, em 2006, ficou em 5° lugar, partilhando o mesmo palco com o saudoso músico Bangão.

Justino Handanga, músico do estilo popular, iniciou a carreira musical na década de 80, após ter perdido os seus progenitores, aos cinco anos, com a participação no concurso denominado “Pio-Pio”, realizado aos domingos, pela Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA), no município do Bailundo, onde imitava músicos nacionais e internacionais.

Aos 17 anos, Justino Handanga, um dos pesos-pesados do cancioneiro nacional, ingressou nas ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e fez parte de um grupo musical da corporação, denominado “Pela Paz”.

O autor dos sucessos como “Ndumbalundo”, “Olonamba”, “Tenho saudades”, “Paulina”, “Carlito” e “Abílio”, ingressou nas fileiras da Polícia Nacional de Angola no dia 10 de Outubro de 1992, após cumprir  o serviço militar nas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA). ALH

 

 

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

+