Luanda – Vinte seis mil e 700 salas de aula foram construídas, de 2018 a 2022, com vista a aumentar o número de crianças dos zero aos quatro anos de idade no sistema de educação.
A construção das salas enquadram-se na estratégia do Executivo inserida no Programa de Desenvolvimento da Educação Pré-escolar, nos últimos cinco anos de governação.
O programa consistiu na construção de mais salas de aulas em centros comunitários, creches e jardins de infância.
Ainda nos esforços do Executivo virados para o compromisso: “Todos unidos pela primeira infância”, o Governo lançou outros projectos para aumentar o número de salas de aulas em escolas do ensino primário.
Para a iniciação foram construídas, de 2018 a 2022, 67 mil e 600 salas de aula, cujo objectivo foi de serem matriculadas na classe de iniciação mais 364 mil crianças.
A meta é que nas mais de 67 mil novas salas de aulas disponíveis em todo o país estejam matriculadas um milhão e30 mil crianças em idade escolar, ou seja, crianças do pré-escolar e iniciação.
No mesmo período, 163 novas escolas foram construídas, totalizando 12 mil 800 salas de aula, com o apoio dos parceiros de desenvolvimento.
Para além de escolas e salas de aulas, também estão nos projectos, e alguns já marcham, a criação de 739 bibliotecas em escolas do ensino primário, colégios, liceus e em complexos escolares, nas províncias do Bengo, Bié, Cabinda, Cuanza Sul, Huambo, Huíla, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire.
Ensino secundário
O executivo focou igualmente a sua atenção nas infra-estruturas para o ensino secundário do I e II ciclo, assim como para as escolas do ensino técnico-profissional.
Para os dois níveis do ensino secundário, foram projectadas 18 mil e 730 novas salas de aula, outras estão em fase de conclusão.
Aumentar a quantidade de quadros médios técnico-profissionais formados pelo sistema de ensino técnico-profissional, constitui outro importante e actual desafio, cujo número de alunos diplomados atingiu os 46 mil e 500 alunos.
Profissionais das áreas de electricidade, mecânica, construção civil, arquitectura e projectos, electrónica e telecomunicações, sistemas de frio, automação e mecatrónica; na agricultura, avicultura e pecuária, e noutras áreas alimentares, são regularmente absorvidos pelos grandes e estruturantes programas e projectos desenvolvidos pelo Executivo em todo o país.
A construção de infra-estruturas para a alfabetização de adolescentes, jovens e adultos é, igualmente, uma das metas alcançadas ao longo dos últimos cinco anos de governação, cujo objectivo é diminuir o atraso desta população.
Ensino Superior
Neste sector foram feitos novos investimentos, com destaque para a construção de sete novas infra-estruturas das Instituições do Ensino Superior (IES).
Foram graduados cerca de 51 mil alunos, número aquém da meta estabelecida, devido ao facto de não ter havido graduados em 2020, devido aos condicionalismos impostos pela Covid-19.
Neste sistema de ensino, foram atribuídas 18.500 bolsas de estudo internas de graduação, resultando num grau de execução 74% quando comparado com a meta do quinquénio estabelecida no PDN 2018-2022.
No capítulo de investigação científica, foram financiados 59 projectos de investigação científica, resultando num grau de execução de 27,06% quando comparado com a meta programada para quinquénio estabelecida no PDN 2018-2022.
Aliado a isso, 28 laboratório de investigação científica foram reabilitados e apetrechados, sendo que sete em 2021.